Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Temporada Outros Projetos

Scheherazade 

Centro Cultural de Belém
dom 22 nov. 11:00

PREÇO
10€ a 23€

BILHETES À VENDA 
TICKETLINE E
LOCAIS HABITUAIS

BILHETEIRA DO CCB

Bilhetes à venda

No seguimento da declaração do novo Estado de Emergência antecipámos o início deste concerto para as 11h00 de forma a permitir que o público possa cumprir o seu dever cívico de recolhimento até às 13:00.

 

A Orquestra Metropolitana de Lisboa e o maestro Adrian Leaper juntam neste programa dois grandes mestres da História da Música, em particular no que respeita à arte de compor para orquestra. Nikolay Rimsky-Korsakov e Maurice Ravel, tinham ambos o condão de conseguir criar efeitos sonoros de tal forma eficazes que nos levam a não reparar sequer no modo como são produzidos diante dos nossos olhos, desde os recantos profundos da alma à mais exuberante celebração. É bom exemplo disso Scheherazade, onde o mistério da música irradia por imaginários que consomem as palavras dos livros e a paleta das cores. O título é sugestivo. Remete para a célebre história do sultão ciumento que matava todas as mulheres com quem se deitava, excepto aquela jovem que salvou a própria vida contando mil e uma histórias em outras tantas noites. Antes disso, o pianista António Rosado interpreta o célebre Concerto em Sol Maior. Reconhecem-se aí as harmonias do Blues e os ritmos sincopados do Jazz que ressoam a digressão pelos E.U.A. que o compositor francês empreendeu em 1928 e, sobretudo, o fascínio que tinha pelo Novo Mundo.

SCHEHERAZADE
Orquestra Metropolitana de Lisboa

M. Ravel
Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior

N. Rimsky-Korsakov
Scheherazade, Op. 35

António Rosado (*) piano
Adrian Leaper maestro

(*) Artista Associado da Temporada de Música da Metropolitana 2020/21

 

PROGRAMA DE SALA


Sobre a fotografia
© Marcos Sobral

O Cais do Sodré, o mais emblemático local noturno da capital, completamente deserto num sábado à noite.

Sobre o fotógrafo © Marcos Sobral
Marcos Sobral nasceu em Lisboa. Seguindo a sua paixão por fotografia, rumou a Barcelona em 2004 para estudar no Instituto de Estudos Fotográficos da Catalunha, onde se especializou em Fotografia de Viagem, Fotografia de Nu e Fotografia de Moda. Desde então tem publicado na National Geographic, Altair, Blue Travel, P3, PARQ Magazine, entre muitas outras, e venceu vários prémios fotográficos, tais como “Commended Award – Wildlife Photographer Of The Year 2013” ou o “Urban Photographer Of The Year 2015”.

Em Destaque