Unidade Curricular: Correntes da Música em Portugal I
Código: LCM015
ECTS: 2
Área Científica: Ciências Musicais
Objetivos de Aprendizagem
> Promover o conhecimento dos repertórios instrumentais e vocais dos períodos em causa, estimulando a tomada de consciência individual relativamente à Música portuguesa e seu posicionamento estético, formal e estilístico nos contextos ibérico e internacional;
> Estimular o estudo de obras pertencentes a diferentes géneros instrumentais ou vocais, a partir da pesquisa musicológica mais relevante e de registos interpretativos diversos;
> Incentivar o sentido crítico e de pesquisa relativamente ao repertório originado em Portugal no período romântico, visando uma maior integração do mesmo no quotidiano da atividade artística, quer em recital, quer em concerto
Conteúdos Programáticos
1. — Génese e expansão do Romantismo em Portugal
Tendências dominantes do gosto público e usos musicais assimilados do período anterior. Relação da música com outras esferas de criação literária e artística. Projeção pública dos espetáculos dramáticos de gosto italiano, a partir dos Teatros de S. Carlos (Lisboa) e S. João (Porto). A contracorrente wagneriana e sua receção em Portugal. A assimilação progressiva dos géneros instrumentais austro-germânicos. A fundação do Conservatório de Música, anexo à Casa Pia de Lisboa: consequências para o ensino e para a vida musical do país.
2. — Correntes de repertório e seus representantes
Síntese da produção musical de Marcos António da Fonseca Portugal (1762-1830), Miguel ngelo Pereira (1843-1901), Alfredo Keil (1850-1907) e outros contemporâneos. O papel de João Domingos Bomtempo (1771-1842) no alargamento de horizontes musicais em Portugal: a produção de concertos, sinfonias e música religiosa. Outros músicos portugueses com projeção internacional. Os repertórios promovidos pelas instituições musicais de finais do século XIX.
Metodologias de Ensino
A lecionação da disciplina parte da exposição contextualizada dos conteúdos programáticos, tendo como suporte documentos, partituras e gravações áudio/vídeo. A escuta ativa pressupõe a identificação e relacionação de linhas temáticas, estéticas, formais e estilísticas, pelo que o esforço crítico e conceptual, apoiado na bibliografia, emerge como eixo do rumo formativo, sendo reforçado por outros recursos informativos à disposição dos estudantes.
Bibliografia
ALVARENGA, J.P. (1993). João Domingos Bomtempo (1775-1842). Lisboa: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro.
BRANCO, J. de F. (1959). História da Música Portuguesa. Lisboa: Publicações Europa-América.
BRITO, M.C. e Cymbron, L. (1992). História da música portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta.
BRITO, M.C. e Cranmer, D. (1990). Crónicas da vida musical portuguesa na primeira metade do século XIX. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
CASTELO-BRANCO, S.E-S. (Dir.). (2010).Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores.
GRAÇA, F.L.(1989). A música portuguesa e os seus problemas (2ª ed.). Lisboa: Editorial Caminho.
MARQUES, A.J. (2012). Marcos de Portugal (1762-1830). 250 Anos do Nascimento. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
NERY, R.V. e Castro, P.F. (1991).História da Música, Sínteses da cultura
Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Equipa Docente
Rui Cabral Lopes (regente)