Unidade curricular: Composição Livre II
Código: LPI062
ECTS: 2
Área científica: Práticas Instrumentais
Objetivos de aprendizagem
– Desenvolver e orientar a criatividade no que respeita à composição.
– Desenvolver o conhecimento das possibilidades e das condicionantes inerentes ao ato de compor.
– Adquirir técnicas que permitam planear e controlar as suas composições no que se refere à sua linguagem e estrutura.
– Ampliar os conhecimentos da notação musical contemporânea.
Conteúdos programáticos
– Planeamento de peças quanto à sua estrutura, métrica, ritmo, textura, organização de alturas e instrumentação.
– Estudo de técnicas que permitem desenvolver o material musical por forma a dar coerência ao discurso musical.
– Estudo da notação musical contemporânea.
Metodologias de ensino
– Aulas práticas a partir da correção do trabalho desenvolvido pelo aluno e das suas necessidades concretas em termos técnicos.
– Cada aula poderá ter uma componente expositiva quando for necessário abordar dessa forma determinadas matérias relacionadas com o trabalho prático desenvolvido.
Bibliografia
Adler, Samuel (2002), The Study of Orchestration, Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
Berlioz, Hector (1991), Strauss, Richard, Treatise on Instrumentation. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
Bochmann, Christopher (2003), A Linguagem Harmónica do Tonalismo, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
Bochmann, Christopher (2006), A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Análises e Exercícios, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
Casela, Alfredo; Mortari, Virgílio (1993), La Tecnicadell’ Orchertra Contemporânea, n.a., G. Ricordi & C.
Dunsby, Jonathan e Arnold Whittall (1988), Music Analysis in Theory and Practice, Nova Iorque, Faber.
Forsyth, Cecil (1982), Orchestration, Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
Fux, Johann Joseph (1971), Gradus ad Parnassum, Nova Iorque/Londres, W. W. Norton & Company.
Jeppesen, Knud (1939), Counterpoint. The Polyphonic Style of the Sixteenth Century, Nova Iorque, Prentice-Hall, Inc.
Lamas, Elisa (2006), Sebenta de Harmonia com vista à realização do Baixo-Cifrado, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
La Rue, Jan (1970), Guidelines for Style Analysis, Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
Owen, Harold (1992), Modal and Tonal Counterpoint. From Josquin to Stravinsky, Nova Iorque, Schirmer Books
Piston, Walter (1970), Counterpoint, Nova Iorque/Londres, W. W. Norton & Company
Piston, Walter (1987), Harmony, Nova Iorque/Londres, Norton
Piston, Walter (1978), Orquestración, Madrid, Real Musical S. A.
Sacramento (2007), Notação Musical, José Guilherme, Oeiras, Notação XXI.
Schoenberg, Arnold (1999), Fundmentals of Musical Composition, Londres, Faber and Faber
Schoenberg, Arnold (1999), Structural Functions of Harmony, Londres, Faber and Faber
Stone, Kurt (1980), Music Notation in The Twentieth Century Nova Iorque/Londres, W. W. Norton & Company
Equipa Docente
Emanuel Frazão (regente)
Nuno Dario