A Linguagem do Cinema
António Rui Ribeiro é um realizador/produtor estabelecido em Londres, e um Alumnus de Sundance Film Institute. Foi produtor executivo no filme “Father’s Day” (Berlinale, 2022). Como editor, trabalhou em “Europa, Based on a True Story” (IDFA 2019), que também produziu, em “No Vacancies” de Wyndham Price, “Love is Thicker than Water” de Emily Harris e Ate de Jong, “93 Days” de Steve Gukas (Toronto International Film Festival -TiFF 2016). Os seus créditos como jornalista/produtor incluem “Justice Seekers” (Al Jazeera 2014), documentário para a Witness, a prestigiosa marca de produção de documentários Al Jazeera’s English, e ainda como editor, para muitas outras peças para as cadeias de televisão e organizações de média BBC, Channel 4, CNBC e The Guardian Documentaries.
António Rui Ribeiro editou e produziu os filmes premiados “Grey Matter” (Tribeca 2011) e “Things of the Aimless Wanderer” (Sundance 2015) de Kivu Ruhorahoza.
Trabalhou com Werner Herzog e Peter Zeitlinger ASC em “Queen of the Desert” criando time-lapse sequences para o filme.
António Rui Ribeiro tem feito palestras na University of Greenwich (Screenwriting for MA em Film Directing), London Film School e Creative England. Antes de trabalhar em cinema foi o fundador e diretor artístico da Blue Elephant Theatre em Londres (1999-2006), focando – através do departamento literário – a sua atividade no apoio e apresentação de trabalho de dramaturgos oriundos de zonas de guerra e países sob regimes ditatoriais.