Unidade curricular: Teoria e Técnica de Direção de Orquestra IV
Código: LPI035
ECTS: 6
Área científica: Práticas Instrumentais
Objetivos de aprendizagem
Progredir nos objetivos dos semestres anteriores.
Abordar os aspetos técnicos associados a direção do compasso a 1.
Abordar os aspetos técnicos associados aos esquemas dos compassos compostos (6/8, 9/8, 12/8).
Abordar os aspetos técnicos relacionados com mudanças de tempo e mudanças de compasso.
Adquirir critérios e elementos de técnica de ensaio.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos programáticos consistem no estudo do repertório de orquestra com predominância nos compositores dos séculos XVIII, XIX e XX.
Metodologias de ensino
A metodologia de ensino da unidade curricular é estruturada por ciclos mensais.
As aulas decorrem nas três primeiras semanas e têm como propósito a preparação do repertório com vista a sua realização prática no quadro da unidade curricular de Direção de Orquestra, na terceira e na quarta semana de cada ciclo.
As duas vertentes estruturantes da unidade curricular são:
1- O aperfeiçoamento da leitura e da compreensão das partituras.
2- A comunicação do discurso musical através da comunicação gestual.
Relativamente ao primeiro ponto, são solicitados e alargados os conhecimentos adquiridos pelo aluno no campo da formação musical, da harmonia, da análise musical e da orquestração.
Relativamente ao segundo ponto, são aplicadas e desenvolvidas técnicas de restituição gestual da perfeição do canto interior.
As aulas desenrolam-se sem suporte áudio, pelo que o aluno deve elaborar de forma autónoma a sua própria conceção sonora da obra, na sua máxima consciência e integridade.
Nas aulas, o aluno deve ainda apresentar elementos considerados relevantes na perceção da obra em estudo e que dizem respeito a contextualização da sua composição.
Bibliografia
Colson, J. F. (2012) Conducting and rehearsing the instrumental music ensemble. Ed. The Scarecrow Press Inc.
Delcroix, R. (2006) Le language du geste. La direction d’orchestre. Guide et réflexion. Ed. Fuzeauclassique.
Furtwangler, W. (1979) Musique et Verbe. Ed. Pluriel.
Green, E. A., Gibson, M. (1961) The modern Conductor. Ed. Prentice Hall.
Jordan, J. (2008) Workshop on the Anatomy of Conducting. Conducting as rehearsal Technique. GIA Publication, inc Chicago..
Labuta, J. A., Matthews, W. K., Basic Conducting Techniques. Ed. Seventh Edition.
Liebert, G. (1988) L’Art du Chef d’Orchestre. Ed. Pluriel.
Mauceri, J., (2018) Maestros and Their music: The Art and Alchemy of Conducting. Kindle Editions.
Meier, G. (2009) The Score, the Orchestra, and the Conductor. Ed. Oxford University Press.
Scherchen, H. (1986) La Direction d’Orchestre. Ed. Actessud.
Wigglesworth, M. (2018) The Silent Musician: why conducting matters. Ed. The University of Chicago Press.
Whitwell, D. (2011) The Art of musical Conducting. Ed. Craig Dabelstein.
Equipa Docente
Jean-Marc Burfin (regente)