Unidade curricular: Fundamentos de Composição e Produção Orquestral III
Código: LPI027
ECTS: 4
Área científica: Práticas Instrumentais
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos que os capacitem para a composição, segundo os princípios da harmonia tonal cromática da 2ª metade do séc. XIX, assim como para orquestrarem de forma tecnicamente eficaz de acordo com os estilos deste período. Aquando da conclusão desta UC com sucesso, os estudantes deverão ser capazes de:
– Harmonizar e completar um Lied alemão ao estilo de J. Brahms.
– Escrever frases musicais, melódicas, tonais, equilibradas.
– Orquestrar ao estilo da orquestra Romântica e Romântica tardia: J. Brahms e R. Wagner.
– Compreender a escrita orquestral da 2ª metade do séc. XIX, através do estudo das obras de vários compositores germânicos, italianos, franceses e do leste europeu.
Conteúdos programáticos
– Características do Lied de J. Brahms: figurações e motores de acompanhamento pianístico, ritmo sincopado e desfasado.
– Características da frase melódica musical tonal no Romantismo e Romantismo Tardio (contorno, ritmo melódico, métrica, ornamentos, fragmentação, crescimento e transformação temática, dinâmica).
– Princípios de estilo da orquestração do Romantismo tardio de J. Brahms e R. Wagner.
Metodologias de ensino
O semestre consiste em 15 aulas de duas horas e meia. Em cada aula são lecionados os conteúdos que irão ser praticados pelos estudantes quer em aula quer em trabalho de casa. O trabalho realizado pelos alunos é sujeito a comentários constantes e regulares por parte do professor. As aulas são normalmente divididas em blocos de hora e meia para o trabalho de composição, e uma hora para o trabalho de produção orquestral
Bibliografia
ADLER, Samuel. (2002). The Study of Orchestration. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
BERLIOZ, Hector, & STRAUSS, Richard. (1991). Treatise on Instrumentation. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
BELKIN, Alan. (2018). Musical Composition, Art and Craft. New Haven & Londres, Yale University Press.
BLACK, Dave, & GEROU, Tom. (2009). Essentials of Orchestration, Alfred Publishing Co., Inc.
BOCHMANN, Christopher. (2006). A Linguagem Harmónica do Tonalismo: Análises e Exercícios. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
BUKOFZER, Manfred. (1947). Music in the Baroque Era. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
CASELA, Alfredo, & MORTARI, Virgílio. (1993). La Tecnica dell’ Orchertra Contemporânea. G. Ricordi & C.
DUNSBY, Jonathan, & WHITALL, Arnold. (1988). Music Analysis in Theory and Practice, Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
FORSYTH, Cecil. (1982). Orchestration. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
JEPPESEN, Knud. (1939). Counterpoint. The Polyphonic Style of the Sixteenth Century. Nova Iorque, W. W. Nortom & Company.
LAMAS, Elisa. (2006). Sebenta de Harmonia com Vista à Realização do Baixo-Cifrado. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
LA RUE, Jan. (1970). Guidelines for Style Analysis. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
MOORE, Douglas. (1992). Guide to Musical Styles: From Madrigal to Modern Music (Ed. Rev.). Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
OWEN, Harold. (1992). Modal and Tonal Counterpoint: From Josquin to Stravinsky. Schirmer Books.
PERSICHETTI, Vincent. (1961).Twentieth Century Harmony. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
PISTON, Walter. (1970). Counterpoint. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
PISTON, Walter. (1978). Orquestación. Madrid, Real Musical S. A.
READ, Gardner, Style and Orchestration, Nova Iorque, Schirmer Books, 1979
RIMSKY-KORSAKOV, Nikolay. (1964). Principles of Orchestration. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
SCHOENBERG, Arnold. (1970). Fundamentals of Musical Composition. Londres – Boston, Faber and Faber.
SCHOENBERG, Arnold. (1999). Structural Functions of Harmony. Londres, Faber and Faber.
SOLOMON, Samuel. Z. (2002). How to Write for Percussion. Oxford University Press.
TARUSKIN, Richard. (2010). Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries. The Oxford History of Western Music. OUP.
Equipa Docente
Nuno Dario (regente)