Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LPI054

Unidade curricular: Fundamentos de Composição e Produção Orquestral VI
Código: LPI054
ECTS: 5
Área científica: Práticas Instrumentais

Objetivos de aprendizagem:
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos que os capacitem para a composição livre e estilística, dando ênfase às correntes composicionais do séc. XX não abordadas no semestre anterior e da atualidade. Os alunos terão oportunidade de compor breves peças seriais, politonais, peças que utilizem técnicas aleatórias e peças ao estilo jazzístico.
Serão objeto de estudo técnicas especificas de Webern, Stravinsky, Lutoslawski, A. Part, G. Ligeti e Penderecki, por exemplo. Outras áreas abordadas incluem a música eletrónica e a música espectral, e o seu impacto na composição atual.
Paralelamente, pretende-se que os alunos escrevam partituras orquestrais artística e estilisticamente fundadas nos principais princípios e técnicas da orquestração dos séculos XX e XXI.
Aquando da conclusão desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
– Compor curtas peças musicais baseadas em técnicas de composição de compositores do Séc. XX e XXI, assim como compor livremente e criativamente nas suas próprias linguagens musicais, usando os conceitos e as técnicas adquiridas;
– Rearmonizar uma melodia com conceitos harmónicos e estruturais de Jazz, e compor uma curta peça ao estilo jazzístico;
– Desenvolver uma escrita avançada para sopros, cordas e percussões;
– Desenvolver a capacidade de orquestrar ao estilo de A. Webern, I. Stravinsky, W. Lutoslawski e G. Ligeti.

Conteúdos programáticos:
– Técnicas de composição de música Politonal, Dodecafonismo e Estruturalismo Integral, Aleatorismo controlado, música textural- micropolifonia. Ritmo Quantitativo. Conceitos de música eletrónica aplicados à composição (Espectral e composição assistida por computador).
– Características principais de Jazz (harmonia, forma, ritmo, melodia, instrumentação)
– Princípios de estilo da orquestração de A. Webern, I. Stravinsky, W. Lutowlaski e G. Ligeti (textural). Conceitos de música eletrónica aplicados à orquestração (Música Espectral e orquestração assistida por computador).
– Acompanhamento orquestral de repertório dos Séc. XX e XXI.

Metodologias de ensino:
Metodologia:
O semestre consiste em 15 aulas de duas horas e meia. Em cada aula são lecionados os conteúdos que irão ser praticados pelos estudantes quer em aula quer em trabalho de casa. O trabalho realizado pelos alunos é sujeito a comentários constantes e regulares por parte do professor. As aulas são normalmente divididas em blocos de hora e meia para o trabalho de composição, e uma hora para o trabalho de produção orquestral.

Bibliografia:
ADLER, Samuel. (2002).The Study of Orchestration. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
BERLIOZ, Hector, & STRAUSS, Richard. (1991). Treatise on Instrumentation. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
BELKIN, Alan. (2018). Musical Composition, Art and Craft. New Haven & Londres, Yale University Press.
BLACK, Dave, & GEROU, Tom. (2009). Essentials of Orchestration, Alfred Publishing Co., Inc.
BOCHMANN, Christopher. (2006). A Linguagem Harmónica do Tonalismo: Análises e Exercícios. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
BUKOFZER, Manfred. (1947). Music in the Baroque Era. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
CASELA, Alfredo, & MORTARI, Virgílio. (1993). La Tecnica dell’ Orchertra Contemporânea. G. Ricordi & C.
DUNSBY, Jonathan, & WHITALL, Arnold. (1988). Music Analysis in Theory and Practice, Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
FORSYTH, Cecil. (1982). Orchestration. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
JEPPESEN, Knud. (1939). Counterpoint. The Polyphonic Style of the Sixteenth Century. Nova Iorque, W. W. Nortom & Company.
LAMAS, Elisa. (2006). Sebenta de Harmonia com Vista à Realização do Baixo-Cifrado. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
LA RUE, Jan. (1970). Guidelines for Style Analysis. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
MOORE, Douglas. (1992). Guide to Musical Styles: From Madrigal to Modern Music (Ed. Rev.). Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
OWEN, Harold. (1992). Modal and Tonal Counterpoint: From Josquin to Stravinsky. Schirmer Books.
PERSICHETTI, Vincent. (1961). Twentieth Century Harmony. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
PISTON, Walter. (1970). Counterpoint. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
PISTON, Walter. (1978). Orquestación. Madrid, Real Musical S. A.
READ, Gardner, Style and Orchestration, Nova Iorque, Schirmer Books, 1979
RIMSKY-KORSAKOV, Nikolay. (1964). Principles of Orchestration. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
SCHOENBERG, Arnold. (1970). Fundamentals of Musical Composition. Londres – Boston, Faber and Faber.
SCHOENBERG, Arnold. (1999). Structural Functions of Harmony. Londres, Faber and Faber.
SOLOMON, Samuel. Z. (2002). How to Write for Percussion. Oxford University Press.
TARUSKIN, Richard. (2010). Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries. The Oxford History of Western Music. OUP.

Equipa Docente:
Nuno Dario (regente)