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A cidade de Dresden em 1750 Aguarela de Georg Balthasar Probst | Fonte: Wikimedia Commons

01/02/2020

Da Saxónia a Brandeburgo

Entre a Saxónia e a Prússia, havia uma intensa rivalidade política e militar. Mas tal não impediu que, em matéria de música, Frederico «O Grande» se tenha inspirado em tudo aquilo que se fazia na Saxónia.

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Vista panorâmica da cidade de Berlim ca. de 1750 | Fonte: Wikimedia Commons

01/02/2020

Wilhelm Friedemann Bach

Entre todos os irmãos compositores, é no seu estilo de escrita de Wilhelm Friedemann que reconhecemos maior afinidade com o virtuosismo instrumental e com as técnicas contrapontísticas do «estilo antigo», o estilo do pai Bach.

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«Conde de Egmont» Gravura do século XVIII | Fonte: Wikimedia Commons

31/01/2020

A Abertura Egmont

A Abertura Egmont foi a introdução orquestral que Beethoven compôs para uma representação da peça teatral homónima que Goethe escrevera cerca de duas décadas antes.

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Fotografia Tchaikovsky em Odessa em Janeiro de 1893 | Fonte: Wikimedia Commons

31/01/2020

A Patética de Tchaikovsky

Piotr Ilitch Tchaikovsky dirigiu a estreia da Sinfonia N.º 6 no final de outubro de 1893, em São Petersburgo. Morreu nove dias mais tarde, de maneira inesperada, o que contribuiu para as inúmeras alusões extramusicais que surgiram em torno da obra.

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Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1890 | Fonte: Wikimedia Commons

28/01/2020

Souvenir de Florence

Datado de 1890, o Op. 70 Piotr Ilitch Tchaikovsky, «Souvenir de Florence» («Recordação de Florença»), deve o seu título à melodia que predomina no segundo andamento.

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Kaija Saariaho | Foto de Andrew Campbell | Fonte: www.saariaho.org

28/01/2020

A Asa do Sonho

Para compor «L’aile du songe», uma obra de 2001 para flauta solo, harpa, celesta, percussões e cordas, Kaija Saariaho inspirou-se num poema com alusões de caráter impressionista sobre a vida dos pássaros no seu habitat natural.

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Edvard Grieg em 1886 | | Fonte: Wikimedia Commons

28/01/2020

Duas Melodias Elegíacas

Nas «Duas Melodias Elegíacas» de Edvard Grieg, vislumbram-se palavras que falam de sofrimento e de morte, mas com uma paz de espírito que só as alegorias da natureza alcançam. A música toma-lhes o lugar, e acrescenta-lhes coisas que sempre ficam por dizer.

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L. v. Beethoven cerca de 1796 | Fonte: Wikimedia Commons

26/01/2020

O Pianista Beethoven

O Concerto para Piano N.º 1 não esconde a influência dos concertos de Mozart. Mas nele já se distingue a atração pela grandiosidade, quer na extensão dos andamentos quer no uso ostensivo dos metais e dos tímpanos.

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Retrato de Ludwig van Beethoven (1803) | Pintura de Christian Horneman | Fonte: Wikimedia Commons

25/01/2020

Um Génio Bem Sucedido

Contrariando a opinião corrente de que o génio romântico é um sujeito inevitavelmente incompreendido pelos que o rodeiam, a estreia da Sétima Sinfonia de Beethoven, em 1813, foi um assinalável sucesso.

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Capa da 1.ª Edição da Sinfonia N.º 7 de L.v. Beethoven | Fonte: IMSLP

25/01/2020

Sétima Sinfonia de Beethoven

Três dos quatro andamentos da Sinfonia N.º 7 de L. v. Beethoven têm um caráter esfuziante. Paradoxalmente, são os compassos dolentes do andamento lento que lhe são hoje mais conhecidos.

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Primeira página do libreto da estreia de «L'elisir d'amore» de G. Donizetti (1832) Fonte: Wikimedia Commons

23/01/2020

O Elixir do Amor

O enredo escrito por Felici Romani para a ópera «L’elisir d’amore» com música de Gaetano Donizetti inspira-se na poção mágica de Tristão e Isolda. Porém, em vez da tragédia, envereda pela comédia romântica na exaltação do amor verdadeiro.

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Enrico Caruso à direita no papel de Nemorino (Berlim / 1917) | Fonte: Wikimedia Commons

23/01/2020

Uma Lágrima Furtiva

Na ópera «L’elisir d’amore» de G. Donizetti, o exemplo mais notável do bel canto é «Una furtiva lagrima», a ária que o tenor Enrico Caruso eternizou em 1902 numa gravação que abriu caminho a outras não menos célebres de cantores como Luciano Pavarotti e Plácido Domingo.

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