Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LCM012

Unidade Curricular: Tópicos em História da Música Instrumental
Código: LCM012
ECTS: 2
Área Científica: Ciências Musicais


Objetivos de Aprendizagem

Promover uma perspetiva problematizante da música instrumental e dos seus entendimentos, a partir do respetivo enquadramento social e cultural, em diferentes épocas históricas

Conhecer e caracterizar o processo de autonomização estética que está na origem das conceções musicais modernas

Compreender a relevância de géneros instrumentais como a Sinfonia e o Concerto à luz de distintas tradições sociais e culturais ocidentais

Compreender as implicações do discurso historiográfico sobre Música na moldagem quer da produção, quer da interpretação, quer da receção

Conhecer e caracterizar marcos selecionados do repertório instrumental ocidental


Conteúdos Programáticos

> Entendimentos e aceções da «música instrumental», ao longo da história

> Usos e funções da música instrumental até ao período Barroco

> A transição para o paradigma da autonomia estética da Arte, a partir do século XVIII tardio

> A instituição do concerto público

> O surgimento e a consolidação da orquestra moderna

> A emancipação do intérprete instrumental

> A visão historiográfica romântica dos géneros orquestrais mais destacados (p. ex. Sinfonia, Concerto, Poema Sinfónico)

> Outros géneros de música instrumental

> Orientações políticas, religiosas e ideológicas no discurso sobre a Música

> Implicações da historiografia da música na performance artística


Metodologias de Ensino

O número mais reduzido de estudantes por turma, na disciplina de Tópicos em História da Música Instrumental, permite uma maior concentração no trabalho de pesquisa, a realizar em grupo ou individualmente, de acordo com as áreas instrumentais específicas em que se enquadram os estudantes de cada turma. Consoante os temas ou problemáticas selecionados, planificar-se-ão as sessões de apresentação de trabalhos, ao longo do semestre letivo, as quais serão reforçadas, paralelamente, por exposições detalhadas do docente, a incidir sobre vários campos da música instrumental e das suas formações, com destaque para a orquestra.


Metodologia

> Identificação de um conjunto de tópicos e estudos de caso representativos da História da Música instrumental e respetiva fundamentação

> Seguimento semanal da pesquisa empreendida pelos estudantes

> Discussão, em contexto de aula, de tópicos relacionados com os estudos de caso em questão

> Audição e visualização de suportes de apoio, tais como CD’s, DVD’s, materiais impressos e projeções

> Exposição contextualizada das matérias teóricas, assente na bibliografia de referência


Bibliografia

BOVERMANN, T. et al. (Eds.). (2017). Musical Instruments in the 21st Century. Identities, Configurations, Practices. Singapura: Springer.

DAWE, K. (2003). The Cultural Study od Musical Instruments. In M. Clayton, T. Herbert e R. Middleton (Eds.), The Cultural Study of Music (pp. 274-283). Nova Iorque / Londres: Routledge.

HENRIQUE, L. (1988).Instrumentos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

KARTOMI, M. J. (1990).On Concepts and Classifications of Musical Instruments.Chicago: University of Chicago Press.

LOPES, R. C. (2008). Apontamentos de metodologia para pesquisa em Música: ensaio escrito, recensão crítica, referenciação bibliográfica. Lisboa: s. e. [texto policopiado].

MONTAGU, J. (1979).The World of Baroque & Classical Musical Instruments. Newton Abbot: David & Charles.

MONTAGU, J. (1981). The World of Romantic & Modern Musical Instruments. Newton Abbot: David & Charles.

LIBIN, L. et al. (Eds.). (2015). The Grove Dictionary of Musical Instruments (2ª ed., 5 vols.). Nova Iorque: Oxford University Press.

TRANCHEFORT, F-R. (1980). Les Instruments de Musique dans le Monde (2 vols.). Paris: Éditions du Seuil.


Equipa Docente
Rui Cabral Lopes