Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LPI045

Unidade curricular: Fundamentos de Composição e Produção Orquestral V
Código: LPI045
ECTS: 5
Área científica: Práticas Instrumentais

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos que os capacitem para a composição, abrangendo a forma musical binária e ternária em estilo livre e a fuga a três vozes. Paralelamente, os alunos adquirirão técnicas de composição modal e estilística de compositores do séc. XX, sendo também incentivados a orquestrar de forma tecnicamente eficaz de acordo com os principais estilos da era modernista. Aquando da conclusão desta UC com sucesso, os estudantes deverão ser capazes de:
– Escrever um curto trecho musical tonal, estilisticamente livre, em forma binária e ternária.
– Escrever uma Fuga completa a três vozes.
– Escrever música modal contemporânea;
– Dominar tecnicamente as principais características composicionais ao estilo de B. Bartók e da música minimalista;
– Orquestrar ao estilo impressionista: Debussy e Ravel.

Conteúdos programáticos

– Características da forma binária e ternária (“tonalidades” e contraste/complementaridade);
– Características da escrita de Fuga (exposição, respostas, episódios, entradas intermédias do tema, stretto, e codetta/coda). Técnicas para variação em contraponto imitativo;
– Características dos diferentes modos (nomes, notas principais, cadências etc). Rearmonização modal;
– Técnicas composicionais de B. Bàrtok: Sistemas dos Eixos, acordes alfa, ritmos, entre outros.
– Técnicas minimalistas: conceito de “Phasing”, aumentação, acrescentos, entre outros;
– Princípios de estilo da orquestração Impressionista de Debussy e Ravel.

Metodologias de ensino

O semestre consiste em 15 aulas de duas horas e meia. Em cada aula são lecionados os conteúdos que irão ser praticados pelos estudantes quer em aula quer em trabalho de casa. O trabalho realizado pelos alunos é sujeito a comentários constantes e regulares por parte do professor. As aulas são normalmente divididas em blocos de hora e meia para o trabalho de composição, e uma hora para o trabalho de produção orquestral

Bibliografia

ADLER, Samuel. (2002).The Study of Orchestration. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
BERLIOZ, Hector, & STRAUSS, Richard. (1991). Treatise on Instrumentation. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
BELKIN, Alan. (2018). Musical Composition, Art and Craft. New Haven & Londres, Yale University Press.
BLACK, Dave, & GEROU, Tom. (2009). Essentials of Orchestration, Alfred Publishing Co., Inc.
BOCHMANN, Christopher. (2006). A Linguagem Harmónica do Tonalismo: Análises e Exercícios. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
BUKOFZER, Manfred. (1947). Music in the Baroque Era. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
CASELA, Alfredo, & MORTARI, Virgílio. (1993). La Tecnica dell’ Orchertra Contemporânea. G. Ricordi & C.
DUNSBY, Jonathan, & WHITALL, Arnold. (1988). Music Analysis in Theory and Practice, Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
FORSYTH, Cecil. (1982). Orchestration. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
JEPPESEN, Knud. (1939). Counterpoint. The Polyphonic Style of the Sixteenth Century. Nova Iorque, W. W. Nortom & Company.
LAMAS, Elisa. (2006). Sebenta de Harmonia com Vista à Realização do Baixo-Cifrado. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
LA RUE, Jan. (1970). Guidelines for Style Analysis. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
MOORE, Douglas. (1992). Guide to Musical Styles: From Madrigal to Modern Music (Ed. Rev.). Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
OWEN, Harold. (1992). Modal and Tonal Counterpoint: From Josquin to Stravinsky. Schirmer Books.
PERSICHETTI, Vincent. (1961).Twentieth Century Harmony. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
PISTON, Walter. (1970). Counterpoint. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
PISTON, Walter. (1978). Orquestación. Madrid, Real Musical S. A.
READ, Gardner, Style and Orchestration, Nova Iorque, Schirmer Books, 1979
RIMSKY-KORSAKOV, Nikolay. (1964). Principles of Orchestration. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
SCHOENBERG, Arnold. (1970). Fundamentals of Musical Composition. Londres – Boston, Faber and Faber.
SCHOENBERG, Arnold. (1999). Structural Functions of Harmony. Londres, Faber and Faber.
SOLOMON, Samuel. Z. (2002). How to Write for Percussion. Oxford University Press.
TARUSKIN, Richard. (2010). Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries. The Oxford History of Western Music. OUP

Equipa Docente
Nuno Dario (regente)