Unidade curricular: Leitura à 1ª Vista, Transposição,
Redução de Partituras ao Piano I
Código: LFM002
ECTS: 3
Área Científica: Formação Musical
Objetivos de Aprendizagem
> Adquirir os conhecimentos e regras de construção,
ligação e encadeamento dos acordes de estado fundamental, 1ª e 2ª inversões a
partir de todos os graus de tonalidade. Saber resolver o acorde de 7ª da
Dominante (7, V grau) no seu estado fundamental para o acorde de Tónica.
Saber utilizar e reconhecer as funcionalidades das mesmas numa forma musical.
Execução ao piano das progressões harmónicas com a utilização destes acordes.
> Harmonização de soprano (melodias) na base de um período de 8 compassos com duas cadências, com utilização dos acordes estudados e as regras de função tonal. Saber analisar formas polifónicas na base de invenções a duas vozes de J.S. Bach. Saber as regras de forma de sonata clássica. Desenvolver a capacidade de memorização de um excerto musical de 8 compassos sem execução ao piano, seguida da sua execução ao teclado. Desenvolver a técnica de “nota comum” entre os acordes e entre as estruturas melódicas.
Conteúdos Programáticos
Obras para leitura ao longo do semestre:
“Invenções a duas vozes” BWV 772-786, “Pequenos prelúdios e fugas”,“Livro de Anna Madalena Bach” de J.S. Bach, “Sonatinas” op.20 e op. 55 F. Kuhlau, 6 “Sonatinas” op. 36 M.Clementi, “Sonatinas” Fa-Maior, Sol – Maior, Sonata n.º 1. L. Van Beethoven, 6 ‘Viennese Sonatinas’, K.439b W.A. Mozart, “Sonatas” de J. Haydn n. º 13 E-dur I, II and., n. º 19 D- dur (completa), n. º 20 c-moll I and., n. º 22 E-dur, I, II and., n. º 23 F-dur I, II and., n. º 27 G-dur (completa), “Biryulki” S. Maikapar, “Biryulki” A. Lyadov ou outras de dificuldade equivalente.
Metodologias de Ensino
As metodologias de ensino são baseadas no ensino direto e indireto, bem como na aprendizagem ativa. A informação apresentada nas aulas é consolidada através do trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através da apresentação semanal de trabalhos de casa que incluem diversas tarefas, tais como: realização de progressões harmónicas, harmonização, apresentação de obras lidas.
Bibliografia
Karacharova, T.I., (2009) Aprendizagem de leitura a primeira vista na base de ativação do processo global de perceção e imaginação sonora do texto musical. Dissertação de Doutoramento em Pedagogia. Eletz: Universidade Estatal I. A. Bunin de Eletz.
Kholopov, Y.N., (2008) Introdução na forma musical. Edição científica de Kyureghyan T.S. e Tsenova V.S., Moscovo: Conservatório de Moscovo de P.I. Tchaikovsky.
Zagidullina, F., (2007) Desenvolvimento de habilidades de leitura e acompanhamento a primeira vista como um fatorde crescimento criativo e intelectual do pianista acompanhador e professor de música na escola secundária. Festival “Otkritiyurok”. Moscovo: ID “Pervoe Sentyabrya”.
Kholopov, Y.N., (2005) Harmonia: Curso Prático. 2ª Ed., Moscovo: Kompozitor.
Shenderovich, E.M., (1996) Nas aulas de acompanhamento. Pensamentos dum professor. Moscovo: Muzika.
Neuhaus, H., (1987) A arte de tocar o piano, Moscovo: Muzika.
Equipa Docente
Yan Mikirtumov (regente)
Alexei Victorovitch Eremine