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LFM016

Unidade curricular: Redução de Partituras ao Piano IV
Código: LFM016
ECTS: 2
Área Científica: Formação Musical


Objetivos de Aprendizagem

> Redução de partituras visa desenvolver as competências de leitura e capacidade de audição interior da partitura e execução da mesma ao piano. Redução ao piano requer conhecimentos que demonstram o texto musical no piano, ou seja a capacidade de realizar arranjos e adaptações. Os meios auxiliares para dominar a leitura das partituras são essencialmente a realização das reduções por escrito e a análise de partituras.

> Conhecimento de transposições em “E” e “Es” e transposições raras (“G”, “H”, “Des”, “As”, “Fis”), preparação ao piano de uma partitura que inclui estes instrumentos.

> Conhecer as ligações entre vários instrumentos transpositores. Por exemplo: “B” e “A”, “Es” e “F”, “A” e “H” com instrumentos não transpositores; “B – F – A”; “A – D – E”; “B – Es – F”; “B – F – D” com instrumentos não transpositores.

> Realização de leitura ao piano de instrumentos introduzidos na orquestra por R. Wagner.


Conteúdos Programáticos

Preparação de um andamento de sinfonia ou outra obra para orquestra sinfónica, com instrumentos transpositores estudadas ao longo do ano. Analise detalhado de partitura; Preparação de uma peça que inclui um conjunto de naipes/grupos de instrumentos (ex. cordas e sopros); Leitura a primeira vista de excertos, que inclui as ligações entre instrumentos transpositores e várias claves estudadas ao longo dos semestres (ex.: B + F + clave de “Dó”, A + E + clave de “Dó” entre outros).


Exemplos de obras para estudo ao longo do semestre:

Dvorak: Sinfonia n.º 9 “Do Novo Mundo” (I‐III), Bruckner: Sinfonias n.º 2 (I‐III), n.º 3 (I, II), n.º 4 (I, II), n.º 5 (I‐III), n.º 6 (II, III), n.º 7 (I‐III), n.º 8 (I, II) ou outras obras de dificuldade equivalente.


Metodologias de Ensino

A informação apresentada nas aulas é consolidada através de trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentação semanal de trabalhos que incluem a preparação individual de excertos e obras escolhidas ao piano, e a realização de reduções por escrito.


Bibliografia

Anosov, N. P., (1963) Citirea partiturilor simfonice, Bucuresti: Ed. Muzicală

Bőlsche, E., (1952) Schule des Partiturspiels, Band 1, Leipzig: Edition Peters

Chulaki, M. (1972) Instruments of the Symphony Orchestra, Moscow: Muzika.

Eben, P. – Burghauser, J., (1990) Čtení a hra partitur, 2 Ed., Praha: SNKLHU

Hagel, R., (1938) Die Lehre von Partiturspiel, Potsdam: Athenaion

Leschetizky, Th., (1941) Anleitung zum Partiturlesen, Wien: Wiener Philharmonischer Verlag

Mikirtumov, Y. (2013) Redução para piano: três especificidades, Évora: Universidade de Évora.

Piston, W., (1978) Orchestration. London: Victor Gollancz Ltd

Reuter, F. (1951) Praktisches Partiturspielen, Halle – Saale: Mitteldeutscher Verlag

Riemann, H., (1902) Anleitung zum Partiturspiel, Leipzig: Max Hesse´s Verlag

Rimsky – Korsakov, N.A., (1946) Os princípios de orquestração. Leningardo: Muzgiz

Taranov, G., (1939) Curso de leitura de partituras, Moscovo: Iskusstvo

Wolf, О., (1976) Crestomatia de leitura de partituras, 2 Ed., Leningardo: Muzika


Equipa Docente
Yan Mikirtumov (regente)