Unidade curricular: Redução de Partituras ao Piano IV
Código: LFM016
ECTS: 2
Área Científica: Formação Musical
Objetivos de Aprendizagem
> Redução de partituras visa desenvolver as competências de leitura e capacidade de audição interior da partitura e execução da mesma ao piano. Redução ao piano requer conhecimentos que demonstram o texto musical no piano, ou seja a capacidade de realizar arranjos e adaptações. Os meios auxiliares para dominar a leitura das partituras são essencialmente a realização das reduções por escrito e a análise de partituras.
> Conhecimento de transposições em “E” e “Es” e transposições raras (“G”, “H”, “Des”, “As”, “Fis”), preparação ao piano de uma partitura que inclui estes instrumentos.
> Conhecer as ligações entre vários instrumentos transpositores. Por exemplo: “B” e “A”, “Es” e “F”, “A” e “H” com instrumentos não transpositores; “B – F – A”; “A – D – E”; “B – Es – F”; “B – F – D” com instrumentos não transpositores.
> Realização de leitura ao piano de instrumentos introduzidos na orquestra por R. Wagner.
Conteúdos Programáticos
Preparação de um andamento de sinfonia ou outra obra para orquestra sinfónica, com instrumentos transpositores estudadas ao longo do ano. Analise detalhado de partitura; Preparação de uma peça que inclui um conjunto de naipes/grupos de instrumentos (ex. cordas e sopros); Leitura a primeira vista de excertos, que inclui as ligações entre instrumentos transpositores e várias claves estudadas ao longo dos semestres (ex.: B + F + clave de “Dó”, A + E + clave de “Dó” entre outros).
Exemplos de obras para estudo ao longo do semestre:
Dvorak: Sinfonia n.º 9 “Do Novo Mundo” (I‐III), Bruckner: Sinfonias n.º 2 (I‐III), n.º 3 (I, II), n.º 4 (I, II), n.º 5 (I‐III), n.º 6 (II, III), n.º 7 (I‐III), n.º 8 (I, II) ou outras obras de dificuldade equivalente.
Metodologias de Ensino
A informação apresentada nas aulas é consolidada através de trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentação semanal de trabalhos que incluem a preparação individual de excertos e obras escolhidas ao piano, e a realização de reduções por escrito.
Bibliografia
Anosov, N. P., (1963) Citirea partiturilor simfonice, Bucuresti: Ed. Muzicală
Bőlsche, E., (1952) Schule des Partiturspiels, Band 1, Leipzig: Edition Peters
Chulaki, M. (1972) Instruments of the Symphony Orchestra, Moscow: Muzika.
Eben, P. – Burghauser, J., (1990) Čtení a hra partitur, 2 Ed., Praha: SNKLHU
Hagel, R., (1938) Die Lehre von Partiturspiel, Potsdam: Athenaion
Leschetizky, Th., (1941) Anleitung zum Partiturlesen, Wien: Wiener Philharmonischer Verlag
Mikirtumov, Y. (2013) Redução para piano: três especificidades, Évora: Universidade de Évora.
Piston, W., (1978) Orchestration. London: Victor Gollancz Ltd
Reuter, F. (1951) Praktisches Partiturspielen, Halle – Saale: Mitteldeutscher Verlag
Riemann, H., (1902) Anleitung zum Partiturspiel, Leipzig: Max Hesse´s Verlag
Rimsky – Korsakov, N.A., (1946) Os princípios de orquestração. Leningardo: Muzgiz
Taranov, G., (1939) Curso de leitura de partituras, Moscovo: Iskusstvo
Wolf, О., (1976) Crestomatia de leitura de partituras, 2 Ed., Leningardo: Muzika
Equipa Docente
Yan Mikirtumov (regente)