Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LPI018

Unidade curricular: Fundamentos de Composição e Produção Orquestral II
Código: LPI018
ECTS: 4
Área científica: Práticas Instrumentais

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivos fornecer aos estudantes os conhecimentos que os capacitem para a composição, continuando i) a dominar a linguagem tonal harmónica do séc. XVIII, todavia estendendo-a agora às primeiras décadas do séc. XIX (Pré-Romantismo e 1ª fase do Romantismo), assim como ii) a escrever reduções de partituras orquestrais e iii) orquestrar de uma forma tecnicamente eficaz ao estilo das épocas referidas. Paralelamente, pretende-se iv) dotar os alunos da capacidade para escrever contraponto modal renascentista. Aquando da conclusão desta UC com sucesso, os estudantes deverão ser capazes de:
– Harmonizar um coral ao estilo de J. S. Bach (com uma escrita mais elaborada);
– Escrever contraponto modal renascentista de espécies a duas e três vozes;
– Escrever uma continuação de acompanhamento de Lied ao estilo de Schubert ou composição original;
– Orquestrar segundo os princípios do estilo pré-romântico e romântico inicial de L. Beethoven, C M. Weber, F. Mendelssohn;
– Identificar os princípios da orquestração em repertório concertante ou solístico das épocas referidas.

Conteúdos programáticos

– Regras de harmonização de um baixo e melodia de coral ao estilo de J.S. Bach (compassos compostos, modulações, acordes cromáticos);
– Regras para a escrita nas cinco espécies de contraponto modal;
– Princípios composicionais e técnicos de ritmo harmónico, figurações de acompanhamento, movimento e carácter;
– Características de estilo da orquestração do L. Beethoven, C. M. von Weber e F. Mendelssohn;
– Regras e técnicas para o acompanhamento orquestral (Classicismo, Pré-Romantismo e 1ª fase do Romantismo).

Metodologias de ensino

O semestre consiste em 15 aulas de duas horas e meia. Em cada aula são lecionados os conteúdos que irão ser praticados pelos estudantes quer em aula quer em trabalho de casa. O trabalho realizado pelos alunos é sujeito a comentários constantes e regulares por parte do professor. As aulas são normalmente divididas em blocos de hora e meia para o trabalho de composição, e uma hora para o trabalho de produção orquestral

Bibliografia

ADLER, Samuel. (2002). The Study of Orchestration. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
BERLIOZ, Hector, & STRAUSS, Richard. (1991). Treatise on Instrumentation. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
BELKIN, Alan. (2018). Musical Composition, Art and Craft. New Haven & Londres, Yale University Press.
BLACK, Dave, & GEROU, Tom. (2009). Essentials of Orchestration, Alfred Publishing Co., Inc.
BOCHMANN, Christopher. (2006). A Linguagem Harmónica do Tonalismo: Análises e Exercícios. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
BUKOFZER, Manfred. (1947). Music in the Baroque Era. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
CASELA, Alfredo, & MORTARI, Virgílio. (1993). La Tecnica dell’ Orchertra Contemporânea. G. Ricordi & C.
DUNSBY, Jonathan, & WHITALL, Arnold. (1988). Music Analysis in Theory and Practice, Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
FORSYTH, Cecil. (1982). Orchestration. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
JEPPESEN, Knud. (1939). Counterpoint. The Polyphonic Style of the Sixteenth Century. Nova Iorque, W. W. Nortom & Company.
LAMAS, Elisa. (2006). Sebenta de Harmonia com Vista à Realização do Baixo-Cifrado. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
LA RUE, Jan. (1970). Guidelines for Style Analysis. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
MOORE, Douglas. (1992). Guide to Musical Styles: From Madrigal to Modern Music (Ed. Rev.). Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
OWEN, Harold. (1992). Modal and Tonal Counterpoint: From Josquin to Stravinsky. Schirmer Books.
PERSICHETTI, Vincent. (1961). Twentieth Century Harmony. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
PISTON, Walter. (1970). Counterpoint. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
PISTON, Walter. (1978). Orquestación. Madrid, Real Musical S. A.
READ, Gardner, Style and Orchestration, Nova Iorque, Schirmer Books, 1979
RIMSKY-KORSAKOV, Nikolay. (1964). Principles of Orchestration. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
SCHOENBERG, Arnold. (1970). Fundamentals of Musical Composition. Londres – Boston, Faber and Faber.
SCHOENBERG, Arnold. (1999). Structural Functions of Harmony. Londres, Faber and Faber.
SOLOMON, Samuel. Z. (2002). How to Write for Percussion. Oxford University Press.
TARUSKIN, Richard. (2010). Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries. The Oxford History of Western Music. OUP.

Equipa Docente
Nuno Dario (regente)