Escola Profissional da Metropolitana
ENSINO INTEGRADO DE MÚSICA – APOIADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Antonieta Ferreira
A Escola Profissional da Metropolitana (EPM) estabeleceu-se no ano letivo 2008/2009 com os cursos de instrumentistas de Cordas e Teclas e de Sopro e Percussão, ambos com nível equiparado ao 10.º, 11.º e 12.º ano do ensino secundário. Decorridos quinze anos de atividade, já é possível dizer que é uma aposta ganha.
São bem conhecidas as virtudes do ensino integrado de música, em que as disciplinas de formação geral se fundem com a aprendizagem específica; neste caso com as aulas de instrumento individuais e a prática de música de câmara e de orquestra.
A formação em contexto de trabalho, favorecida pela envolvência altamente estimulante que caracteriza o universo da Metropolitana, sob o lema Uma Orquestra, Três Escolas, resulta num modelo de ensino integrado, capaz de formar jovens cidadãos, músicos aptos para iniciarem uma carreira profissional enquanto instrumentistas e prosseguirem os seus estudos de nível superior.
A par do trabalho de Música de Câmara, os alunos EPM integram a Orquestra Clássica Metropolitana e a Orquestra de Sopros da Metropolitana, a par de outros agrupamentos, de que se destacam: as Percussões da Metropolitana, o Ensemble de Saxofones e a Metropolitana Big Band, compondo a cada ano uma temporada marcada pela diversidade de atividades e de repertórios.