História da Música para Cinema
Conrado Xalabarder, de origem espanhola, é reconhecido como um dos principais especialistas internacionais em música para cinema. Conrado participa regularmente em seminários, masterclasses e workshops internacionais de música para cinema.
Tem partilhado palestras, aulas e conferências com compositores vencedores de Óscares como Michael Giacchino, Dave Grusin, Ludovic Bource; os nomeados para os Óscares Bruno Coulais, Patrick Doyle, Mark Isham, Bruce Broughton e, os prestigiados compositores Joel McNeely, Christopher Young, Wataru Hokoyama, Christopher Lennertz, Blake Neely, Bear McCreary, Lolita Ritmanis, Boris Slavov, Trevor Morris e Richard Bellis, assim como praticamente todos os principais compositores espanhóis da atualidade.
Entre outros,Conrado Xalabarder entrevistou ainda os compositores Jerry Goldsmith, Ennio Morricone, Maurice Jarre, Elmer Bernstein, Luis Bacalov e John Addison.
Conrado leciona música para cinema na Universidad de Vic (Barcelona) e é regularmente convidado a lecionar internacionalmente em escolas de cinema e universidades em Espanha, França, Polónia, México, Colômbia e Argentina.
É autor dos livros sobre música para cinema “Enciclopedia de las Bandas Sonoras”, “Música de cine: Una ilusión óptica” (Film Music: An Optical Illusion) e “El Guion Musical en el Cine” (The Music Script in Film).
“Escreve para a revista espanhola Fotogramas sobre música para cinema desde 1996 e é o diretor e webmaster do site www.mundobso.com, atualmente o maior site do mundo com críticas de música para cinema, contando com 35.000 bandas sonoras, mais de 7000 compositores e com cerca de 800 artigos e vídeos publicados sobre música para cinema. Conrado Xalabarder trabalha também como consultor musical em filmes e outros projetos audiovisuais.”