Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LPI012

Unidade Curricular: Orquestra II
Código: LPI012
ECTS: 6
Área Científica: Práticas Instrumentais


Objetivos de Aprendizagem

> Aquisição de competências para realização do estudo individual da partitura respeitante ao instrumento do aluno a partir duma leitura rigorosa das indicações nela referenciadas.

> Desenvolver competências sobre a integração nos vários ensembles através duma aprendizagem progressiva e qualitativa da prática coletiva sob orientação do respetivo professor.

> Desenvolver competências sobre a integração no respetivo naipe de orquestra através duma aprendizagem progressiva e qualitativa da prática coletiva sob orientação do professor de naipe.

> Desenvolver competências sobre a integração na orquestra através duma aprendizagem progressiva e qualitativa da prática coletiva sob orientação do maestro.

> Desenvolver a capacidade de assimilação e de realização das indicações do respetivo professor do conjunto, do professor de naipe e do maestro.

> Adquirir reflexos de adaptação a prática performativa em grupo


Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos consistem no repertório de orquestra descrito na Bibliografia Básica, com predominância nos compositores dos séculos XVIII, XIX e XX.

Contêm ainda obras de épocas e estilos contrastantes, referentes ao repertório específico dos vários ensembles que se encontram listadas na respetiva Bibliografia Básica.


Metodologias de Ensino

A metodologia de ensino da Unidade Curricular é estruturada por ciclos mensais no caso da Orquestra Académica Metropolitana:

> Estudo individual dos respetivos papéis (1ª semana).

> Aulas de naipe sob orientação dos professores de naipe (2ª e 3ª semana).

> Ensaios de orquestra sob orientação do maestro titular da Orquestra Académica Metropolitana (3ª e 4ª semana).

> Apresentação em concerto sob a direção do maestro titular da Orquestra Académica Metropolitana (4ª semana).

> A apresentação em concerto pode ser pontualmente ou parcialmente regida pelos alunos da opção de Direção de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra.

> Os restantes conjuntos cujas atividades se encontram inseridas na Unidade Curricular têm uma carga letiva semanal de uma hora, com uma apresentação pública semestral.


Bibliografia

Berlioz. H, (1994) Mémoires. Ed. Harmoniques Flammarion

Dupin, F., (1981) L’Orchestre Nu. Ed. Hachette

Deldevez, E. M. E., (2012) La Societé des Concerts,1860 à 1885: (Conservatoire National De Musique), Musik-Edition Lucie Galland, reed. Nabu Press

Hurd, M., (1981) Le Grand Livre de l’Orchestre. Ed. Bordas

Lawson, C. (2003) The Cambridge Companion to the Orchestra. Ed. Cambridge University Press

Peyser, J-, (2006) The Orchestra: a collection of 23 essays on its origins and transformations. Ed, JoanPeyser

Rasmussen, Mary (1966) A Teacher´s Guide to the Literature of Woodwind Instruments. Brass and Woodwind Quarterly, Durham, NH

Spitzer, J. & Zaslaw, N., (2004) The Birth of an Orchestra, History of an Instituition 1650-1815. Ed. Oxford University Press

Tarling, Judy (2005) The Weapons of Rhetoric: A Guide for Musicians and Audiences. St. Albans: Corda Music Publications

Winther, Rodney (2004). Na Annotated guide to wind chamber music. Warner Bros. Publications


Equipa Docente
Jean-Marc Burfin (regente)
Joana Costa Dias
José Teixeira
Irma Skenderi
Nuno Abreu
Ercole de Conca
Carlos Reinaldo dos Santos Antunes Guerreiro
Vera Dias
Paul Wakabayashi