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LCM007

Unidade Curricular: Análise Musical III
Código: LCM007
ECTS: 2
Área Científica: Ciências Musicais


Objetivos de Aprendizagem

Esta UC tem como objetivo levar os estudantes a consolidar e completar a sua compreensão dos princípios fundamentais da linguagem tonal e de que forma a harmonia tonal se transformou durante o Romantismo. Serão também adquiridos os conhecimentos necessários à análise da fuga no estilo de J. S. Bach e a compreensão dos princípios básicos do contraponto. Desenvolve-se a análise de partituras orquestrais.


Conteúdos Programáticos

> Aprofundamento do estudo da utilização de elementos cromáticos na harmonia tonal;

> Estudo dos vários tipos de modulações;

> A técnica da fuga: reposta real e tonal; estrutura da exposição; episódios e reexposições; Stretto e fuga dupla;

> Continuação do estudo das regras da escrita a quatro vozes;

> Continuação do estudo das formas musicais: o rondó-sonata, aspetos inovadores da forma sonata em Beethoven e o “diálogo” entre o solista e a orquestra no Concerto.


Metodologias de ensino

O semestre consiste em 14 sessões de uma hora e meia. Uma lista de repertório a analisar é previamente enviada aos estudantes. Os estudantes, em cada aula, analisam uma ou duas obras (ou partes de obras): só uma obra quando avançarem na aprendizagem teórica dos conteúdos programáticos, duas obras quando praticarem a aplicação desses princípios na análise das partituras.


Bibliografia

Adler, Samuel (2002). The Study of Orchestration. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Aldwell, Edward and Schachter, Carl (2003). Harmony and Voice-Leading (3ª ed). Belmont, CA: Schirmer

Bochmann, Christopher (2003). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa

Bochmann, Christopher (2006). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Análises e Exercícios. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa

Butterworth, Anna (1999). Harmony in Practice. London: Associated Board

Caplin, William (1998). Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart and Beethoven. Nova Iorque: Oxford University Press

Clendinning, Jane Piper and West Marvin, Elisabeth (2011). The Musician’s Guide to Theory and Analysis, 2nd ed. New York: W. W. Norton

Cook, Nicholas (1994). A Guide to Musical Analysis, 2ª ed. Oxford: Oxford University Press

Dunsby, Jonathan and Whittall, Arnold (1987). Music Analysis in Theory and Practice. London: Faber

Hepokoski, James and Darcy, Warren (2011) Elements of Sonata Theory: Norms, Types and Deformations in the Late Eighteenth-Century Sonata. Oxford: Oxford University Press

Ijzerman, Job (2018). Harmony, counterpoint, partimento – A new method inspired by old masters. Oxford: Oxford University Press

Rosen, Charles (1988). Sonata Forms. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Rosen, Charles (1998). The Classical Style – Haydn, Mozart Beethoven. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Schoenberg, Arnold (1967). Fundamentals of Musical Composition, ed. Gerald Strang and Leonard Stein. London: Faber and Faber


Equipa Docente
Emanuel Frazão