Caixinha Musical
Dos 3 aos 5 anos | 28 sessões, sempre às quintas
Nas sessões da Caixinha Musical, pretendemos, acima de tudo, despertar a curiosidade das crianças pelos sons, dos instrumentos, da voz, os que o próprio corpo consegue produzir (palmas, bater nas pernas, entre outros).Com o crescimento, as crianças entram numa fase de maior descoberta e experimentação. O programa da Caixinha Musical visa desenvolver a criatividade, coordenação motora e habilidades sociais, através do uso de instrumentos, movimento e a exploração dos ritmos e melodias. As aulas são dinâmicas e incentivam a expressão livre, ao mesmo tempo que introduzem as bases do universo musical, num ambiente de partilha e cooperação.
Através de brincadeiras lúdicas, com variados recursos sonoros e visuais, explorando o ritmo, melodia, forma, dinâmicas, utilização da sua voz, proporcionamos à criança um ambiente onde poderá desenvolver não só as suas capacidades e conhecimentos musicais, como o movimento, coordenação motora, expressão corporal/vocal, socialização, expressão das emoções. Como gostamos de referir, é uma experiência muito rica e completa do ponto de vista geral da vida das nossas crianças, indo muito além da componente musical.
Tencionamos ainda que a criança tenha contacto com vários instrumentos/músicos, conhecendo as diferentes famílias de instrumentos e estilos musicais, de forma a criar uma vivência musical ainda mais ampla.
Através de brincadeiras lúdicas, com variados recursos sonoros e visuais, explorando o ritmo, melodia, forma, dinâmicas, utilização da sua voz, proporcionamos à criança um ambiente onde poderá desenvolver não só as suas capacidades e conhecimentos musicais, como o movimento, coordenação motora, expressão corporal/vocal, socialização, expressão das emoções. Como gostamos de referir, é uma experiência muito rica e completa do ponto de vista geral da vida das nossas crianças, indo muito além da componente musical!
Tencionamos ainda que a criança tenha contacto com vários instrumentos/músicos, conhecendo as diferentes famílias de instrumentos e estilos musicais, de forma a criar uma vivência musical ainda mais ampla.
DATAS
Outubro 17 e 24
Novembro 7, 14, 21 e 28
Dezembro 5 e 12
Janeiro 9, 16, 23 e 30
Fevereiro 6, 13, 20 e 27
Março 6, 13, 20 e 27
Abril 3 e 24
Maio 8, 15, 22 e 29
Junho 5 e 12
HORÁRIO
18h00 – 18h45
MATRICULA 50€
PRESTAÇÃO MENSAL
46,67€/mês, durante 9 meses, o que inclui as 28 sessões (anuidade total de 420€)
MAIS INFORMAÇÕES
conservatorio@metropolitana.pt | 213 617 320
Horário de Atendimento da Secretaria
De segunda a sexta-feira, 15h00-18h00
As sessões de Atividades para a Infância alicerçam-se, fundamentalmente, na pedagogia de Edwin Gordon, segundo a qual não há melhor momento para começar a aprender música do que o dia do nascimento. A partir desta base, as nossas sessões refletem também outras abordagens contemporâneas ao desenvolvimento infantil: Movimento Escola Moderna, Waldorf, Montessori, Wuytack, Suzuki, entre outros. A nossa missão é semear em cada criança uma semente. Uma semente musical que, à medida que o tempo passa, cresça com eles e que a Música crie raízes na sua imaginação.
Educação através do amor, do carinho, dos afetos, do respeito pela criança, pelos seus interesses e curiosidades, pelo seu ritmo de crescimento e pelas suas necessidades.
Acreditamos que as crianças se desenvolvem melhor num ambiente que valoriza a sua própria singularidade, ao mesmo tempo em que oferece apoio e oportunidades para crescerem emocional, social e criativamente. Incentivando os seus pontos fortes, interesses e curiosidade, queremos que as crianças explorem o mundo ao seu redor, desenvolvam novas habilidades e criem novos laços.
Nas nossas sessões, pretendemos proporcionar à criança momentos lúdicos, com vista a prepará-la para, no futuro, entender a música “pelos seus meios”, expressando conceitos melódicos pessoais, de forma autónoma e independente.
Benefícios da Música:
– Estimula as aptidões musicais inerentes à criança;
– Potencia o desenvolvimento da criatividade e imaginação;
– Aumenta a auto estima e confiança;
– Ajuda na concentração e na audição/audiação atenta (processos de absorção e assimilação de informação);
– Promove as atividades socioculturais;
– Promove o desenvolvimento linguístico e matemático;
– Potencia a expressão motora/física, comunicativa e emotiva;
– Trabalha a memória lógica e emocional;
– A música trabalha as emoções e as suas características;
– Propicia alegria e bem estar geral.
Elementos estruturais das sessões:
– Música com diferentes características sonoras e emotivas;
– Tons de voz/instrumentos e brinquedos diferenciados;
– Aquisição de padrões rítmicos e melódicos;
– Sons do corpo, sons do meio envolvente, todos os tipos de música de qualidade;
– Pausas e momentos de silêncio; diálogo e interação; exploração do mundo sonoro;
– Movimento e coordenação psicomotora;
– Fabricação de instrumentos;
– Momentos de improvisação e criação;
– Canto e fala: não se pretende que o bebé consiga entender as palavras, mas iniciá-lo num processo de aprendizagem. Não entende os significados, mas deixa-se embalar pelas paisagens sonoras.
Cláudia Coelho, especialista em Música para bebés
Cláudia Coelho é especialista em música para bebés e dedicou anos à formação de professores, capacitando-os para melhor atenderem crianças e famílias. O seu incansável trabalho contribuiu significativamente para reconhecer a importância da música na educação infantil.
Com uma carreira que abrange duas décadas, Cláudia Coelho construiu um projeto sólido, a Flauta Mágica, trabalhando em parceria com diversas escolas e professores, promovendo a educação musical desde tenra idade.
Cláudia Coelho foi pioneira na criação de música especialmente dirigida aos bebés em Portugal, mostrando uma visão inovadora no campo da pedagogia musical.
O seu compromisso com a excelência levou-a ao Edwin E. Gordon – GIML – The Gordon Institute for Music Learning, para estudar com Edwin Gordon, um dos nomes de maior destaque na área da educação/pedagogia musical.
Atualmente continua a aprofundar o seu conhecimento e a influenciar positivamente a formação de músicos e educadores.
Cláudia Coelho acredita que a música é o despertar de tudo o que é necessário à vida, reconhecendo o seu poder para enriquecer o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O seu trabalho é um testemunho de como a música pode ser uma ferramenta valiosa na educação e no crescimento saudável das novas gerações.