Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LFM006

Unidade Curricular: Leitura à 1ª Vista, Transposição, Redução de Partituras ao Piano II
Código: LFM006
ECTS: 3
Área Científica: Formação Musical


Objetivos de Aprendizagem

> Construir, ligar e encadear o acorde de 7ª da Dominante (V grau) e inversões e acorde de 7ª de VII grau e inversões numa tonalidade. Execução de sequências (progressões harmónicas) com utilização dos mesmos acordes. Saber utilizar as mesmas numa forma musical.

> Saber tonalidades próximas (tonalidades de 1ª filiação) e modular numa delas através destes acordes, bem como utilizar as modulações e desvios numa forma musical. Construção de melodias com modulação para tonalidades próximas na base de um período de 8 compassos com duas cadências.

> Conhecer e saber usar o baixo cifrado na base de obras de J.S. Bach e executá-lo no piano.

> Conhecer o repertório para piano com utilização de modulações e desvios para tonalidades próximas. Desenvolver a capacidade de transposição de uma oitava para cima ou para baixo.


Conteúdos Programáticos:

Obras para leitura ao longo do semestre:

“Paixão segundo São João” BWV 245, “Paixão segundo São Mateus” BWV 244 de J.S. Bach, -Sonatas de W.A. Mozart: KV 279 (189d) I, II and, KV 280 (189e) I, II and., KV 281 (189 f) II and.,KV 282 (189 g) I, II (minueto 1,2), III and., KV 283 (185 h) I and., KV 309 (284 b) I, III and., KV 311 (284 c) I and., KV 331(300 I) completa, KV 332 (300 k) I, II and., KV 333 (315 c) III and., KV 475 (Fantasia), KV 457 I, III and., KV 545 I, II, III and., “Álbum da Juventude” op. 68 R. Schumann, “Álbum para Crianças” op. 39 P. Tchaikovsky ou outras de dificuldade equivalente.


Metodologias de Ensino

Metodologias de ensino são baseadas no ensino direto e indireto, bem como na aprendizagem ativa. A informação apresentada nas aulas é consolidada através de trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentação semanal de trabalhos de casa que incluem diversas tarefas: realização de progressões harmónicas, harmonização, apresentação de obras lidas.


Bibliografia

Karacharova, T.I., (2009) Aprendizagem de leitura a primeira vista na base de ativação do processo global de perceção e imaginação sonora do texto musical. Dissertação de Doutoramento em Pedagogia. Eletz: Universidade

Estatal I. A. Bunin de Eletz.

Kholopov, Y.N., (2008) Introdução na forma musical. Edição científica de Kyureghyan T.S. e Tsenova V.S., Moscovo:Conservatório de Moscovo de P.I. Tchaikovsky.

Zagidullina, F., (2007) Desenvolvimento de habilidades de leitura e acompanhamento a primeira vista como um fator de crescimento criativo e intelectual do pianista acompanhador e professor de música na escola secundária. Festival “Otkritiy urok”. Moscovo: ID “Pervoe Sentyabrya”.

Kholopov, Y.N., (2005) Harmonia: Curso Prático. 2ª Ed., Moscovo: Kompozitor.

Shenderovich, E.M., (1996) Nas aulas de acompanhamento. Pensamentos dum professor. Moscovo: Muzika.

Neuhaus, H., (1987) A arte de tocar o piano, Moscovo: Muzika.


Equipa Docente
Yan Mikirtumov (regente)
Alexei Victorovitch Eremine