Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LCM013

Unidade curricular: Análise Musical VI
Código: LCM013
ECTS: 2
Área Científica: Ciências Musicais


Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta UC é estabelecer uma ligação entre a música da Segunda Escola de Viena e de outras correntes da música da primeira metade do século XX com a música do pós-guerra. Serão estudadas algumas das principais linguagens em uso na música desse último período. É também dada uma visão global sobre a teoria dos Pitch Class Set.


Conteúdos Programáticos

> O serialismo integral e a herança de Webern;

> A música de Messiaen: modos de transposição limitada e técnicas de tratamento do ritmo;

> Algumas das técnicas utilizadas por Varèse, Penderecki e Ligeti;

> A música concreta, a música electrónica e a música eletroacústica: Schaeffer e Stockhausen;

> Outras linguagens tais como o microtonalismo, a música expectral e o minimalismo;

> Perspectiva geral da teoria dos Pitch Class Set.


Metodologias de Ensino

O semestre consiste em 14 sessões de uma hora e meia. Uma lista de repertório a analisar é previamente enviada aos estudantes. Os estudantes, em cada aula, são levados a analisar uma obra ou um fragmento de uma obra. Sempre que necessário, são abordados separadamente aspetos técnicos relacionados com a matéria dada.


Bibliografia

Adler, S. (2002). The Study of Orchestration. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Dunsby, J. & Whittall, A. (1988). Music Analysis in Theory and Practice. Londres: Faber Music Ltd

Forte, A. & Gilbert, S. E. (1982). Introduction to Schenkerian Analysis. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Hill, P. (1995). The Messiaen Companion. Londres: Faber and Faber

Kostka, St. & Payne D. (1995). Tonal Harmony with an Introduction to Twentieth-Century Music. Nova Iorque: McGraw-Hill Humanities/Social Sciences/Languages

Kostka, St. (1999). Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. Hoboken, New Jersey: Prentice Hall

Morgan, R. P. (1991). Twentieth-Century Music – a history of musical style in modern Europe and America. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Lester, J. (1989). Analytic approaches to Twentieth-century Music. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Palisca, C. V., Ed. (1988). Norton Anthology of Western Music, 2nd Ed. Londres: Norton & Company, Incorporated, W. W.


Equipa Docente
Emanuel Frazão