Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LCM005

Unidade Curricular: Estudos Musicológicos em Performance Musical
Código: LCM005
ECTS: 2
Área científica: Ciências Musicais


Objetivos de Aprendizagem / Objetivos Gerais

> Expor os alunos a literatura académica relevante e atualizada sobre as várias abordagens à performance, com destaque para a performance histórica;

> Promover uma consciência mais vasta sobre as componentes multifacetadas da arte da interpretação musical e os assuntos subjacentes de natureza psicológica, histórica, analítica e estilística;

> Incentivar os alunos a envolverem-se criticamente e em termos práticos com métodos previamente desconhecidos, através da pesquisa, da exercitação prática e a escrita independente.

Ao completarem com sucesso esta UC, os alunos deverão:

> Ter ficado familiarizados com uma variedade de métodos e abordagens usados na pesquisa em estudos de performance na atualidade, particularmente nos campos da psicologia da performance, da análise da performance e das práticas de performance histórica;

> Ter lido e discutido ensaios, exposições detalhadas, defesas temáticas e ilustrações dos métodos em questão;

> Ter constatado a ligação entre áreas específicas da pesquisa musicológica em estudos de performance;

> Ter adquirido competências em pensamento crítico, pesquisa e escrita académica que os preparem para futuros trabalhos de pós-graduação ao nível de mestrado.


Conteúdos Programáticos

O curso abrange as áreas selecionadas no campo dos estudos da performance musical, ou seja, a psicologia e a prática histórica da performance. Os tópicos abordados incluem as temáticas seguintes:

> Psicologia da Performance: revisão e introdução da literatura; a prática e a memorização;

> Performance Histórico: revisão e introdução da literatura; o debate sobre autenticidade; edição; questões relacionadas com as gravações.


Metodologias de Ensino

> Exposição contextualizada das matérias teóricas, assente na bibliografia de referência;

> Exercitação prática de técnicas relacionadas com a psicologia da performance;

> Discussão, em contexto de sala de aula, de tópicos relacionados com os conteúdos programáticos. Audição e visualização de suportes de apoio, tais como CD’s, DVD’s, materiais impressos e projeções;

> Promoção orientada de sugestões para outras leituras, exercícios e audições através do Moodle.


Bibliografia

J. Dunsby, Performing Music: Shared Concerns (Oxford, 1995)

C. Lawson and R. Stowell, The Historical Performance of Music: An Introduction (Cambridge,1999)

C. Lawson and R. Stowell, Historical Performance in Music (Oxford: Oxford University Press, 2018)

J. Rink (ed.), The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation (Cambridge, 1995)

J. Rink (ed.), Musical Performance: A Guide to Understanding (Cambridge, 2002)

J. Rink, ‘The Psychology of Music’, in J. Samson and P. Harper-Scott, eds., An Introduction to Music Studies (Cambridge: Cambridge University Press, 2008)

J. Rink, H. Gaunt, e A. Williamon, Musicians in the Making: Pathways to Creative Performance (Studies in Musical Performance as Creative Practice. (Oxford: Oxford University Press, 2017)

W. F. Thompson, Music, Thought, and Feeling: Understanding the Psychology of Music (Oxford: Oxford University Press, 2014)


Equipa Docente

Rui Cabral Lopes (regente)
Cesário Costa