Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Três décadas de Atividade

Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) é pedra angular de um projeto que se estende além do formato habitual de uma orquestra clássica. Quando se apresentou pela primeira vez em público, no Mosteiro dos Jerónimos a 10 de junho de 1992, anunciou o propósito de fazer confluir as missões artística, pedagógica e cívica por intermédio de uma gestão otimizada de recursos e uma visão ampla e integrada de todas as vertentes do fenómeno musical.

Direção Artística
Pedro Neves

Pedro Neves iniciou os seus estudos musicais em Águeda, sua terra natal. Estudou violoncelo com Isabel Boiça, Paulo Gaio Lima e Marçal Cervera; respetivamente, no Conservatório de Música de Aveiro, na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e na Escuela de Música Juan Pedro Carrero (Barcelona), com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Discografia
2010-2019

Entre 1994 e 2020, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e os Solistas da Metropolitana gravaram 24 CD.

Em Destaque

Musicália

10 Dec 2022

El Amor Brujo

Em «El Amor Brujo» prevalece a poesia e a força que de imediato associamos ao flamenco. Na origem, trata-se de um bailado com música de Manuel de Falla estreado no Teatro Lara em 1915, em Madrid.

10 Dec 2022

Uma Criação Fortuita

O Concerto para Oboé de Richard Strauss é repertório lapidar deste instrumento. Foi composto no final da Segunda Guerra Mundial, quando o músico já contava cerca de oitenta anos de idade.

05 Dec 2022

Três Danças Fantásticas

Sergei Rachmaninov compôs as Danças Sinfónicas no derradeiro fôlego da sua carreira, em 1940.

05 Dec 2022

Romeu e Julieta

A Abertura-Fantasia «Romeu e Julieta» de Tchaikovsky baseia-se na célebre tragédia de Shakespeare, na qual o Amor e a Morte andam de mãos dadas.

02 Dec 2022

Concerto de Carnaval

Afinal, se é para brincar, que se brinque também «à séria». Quer isto dizer: com Música Clássica.