El Amor Brujo
Em «El Amor Brujo» prevalece a poesia e a força que de imediato associamos ao flamenco. Na origem, trata-se de um bailado com música de Manuel de Falla estreado no Teatro Lara em 1915, em Madrid.
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) é pedra angular de um projeto que se estende além do formato habitual de uma orquestra clássica. Quando se apresentou pela primeira vez em público, no Mosteiro dos Jerónimos a 10 de junho de 1992, anunciou o propósito de fazer confluir as missões artística, pedagógica e cívica por intermédio de uma gestão otimizada de recursos e uma visão ampla e integrada de todas as vertentes do fenómeno musical.
Pedro Neves iniciou os seus estudos musicais em Águeda, sua terra natal. Estudou violoncelo com Isabel Boiça, Paulo Gaio Lima e Marçal Cervera; respetivamente, no Conservatório de Música de Aveiro, na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e na Escuela de Música Juan Pedro Carrero (Barcelona), com o apoio da Fundação Gulbenkian.
Entre 1994 e 2020, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e os Solistas da Metropolitana gravaram 24 CD.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa tem o orgulho de poder contar com alguns dos mais conceituados artistas e instrumentistas do panorama musical internacional.
Em «El Amor Brujo» prevalece a poesia e a força que de imediato associamos ao flamenco. Na origem, trata-se de um bailado com música de Manuel de Falla estreado no Teatro Lara em 1915, em Madrid.
O Concerto para Oboé de Richard Strauss é repertório lapidar deste instrumento. Foi composto no final da Segunda Guerra Mundial, quando o músico já contava cerca de oitenta anos de idade.
Sergei Rachmaninov compôs as Danças Sinfónicas no derradeiro fôlego da sua carreira, em 1940.
A Abertura-Fantasia «Romeu e Julieta» de Tchaikovsky baseia-se na célebre tragédia de Shakespeare, na qual o Amor e a Morte andam de mãos dadas.
Afinal, se é para brincar, que se brinque também «à séria». Quer isto dizer: com Música Clássica.