Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Três décadas de Atividade

Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) é pedra angular de um projeto que se estende além do formato habitual de uma orquestra clássica. Quando se apresentou pela primeira vez em público, no Mosteiro dos Jerónimos a 10 de junho de 1992, anunciou o propósito de fazer confluir as missões artística, pedagógica e cívica por intermédio de uma gestão otimizada de recursos e uma visão ampla e integrada de todas as vertentes do fenómeno musical.

Direção Artística
Pedro Neves

Pedro Neves iniciou os seus estudos musicais em Águeda, sua terra natal. Estudou violoncelo com Isabel Boiça, Paulo Gaio Lima e Marçal Cervera; respetivamente, no Conservatório de Música de Aveiro, na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e na Escuela de Música Juan Pedro Carrero (Barcelona), com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Discografia
2010-2019

Entre 1994 e 2020, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e os Solistas da Metropolitana gravaram 24 CD.

Em Destaque

Musicália

30 Sep 2024

A Sinfonia Italiana

Mendelssohn chamou-lhe «A alegre sinfonia de terras de Itália».

30 Sep 2024

Hesitação de Mendelssohn

A versão de 1834 da «Sinfonia Italiana» acrescenta perguntas sobre o conceito de perfeição, ou a salutar insatisfação de quem cria.

30 Sep 2024

A Abertura de «Il Signor Bruschino»

30 Sep 2024

Árias e Danças Antigas para Alaúde

As «Árias e Danças Antigas para Alaúde», de Ottorino Respighi, são suítes orquestrais inspiradas em ritmos e melodias que remontam aos séculos XVI e XVII.

15 Sep 2024

O Soldado Maurice Ravel

Maurice Ravel dedicou cada uma das seis peças da suíte «Le tombeau de Couperin» a amigos que morreram na guerra.