Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Três décadas de Atividade

Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) é pedra angular de um projeto que se estende além do formato habitual de uma orquestra clássica. Quando se apresentou pela primeira vez em público, no Mosteiro dos Jerónimos a 10 de junho de 1992, anunciou o propósito de fazer confluir as missões artística, pedagógica e cívica por intermédio de uma gestão otimizada de recursos e uma visão ampla e integrada de todas as vertentes do fenómeno musical.

Direção Artística
Pedro Neves

Pedro Neves iniciou os seus estudos musicais em Águeda, sua terra natal. Estudou violoncelo com Isabel Boiça, Paulo Gaio Lima e Marçal Cervera; respetivamente, no Conservatório de Música de Aveiro, na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e na Escuela de Música Juan Pedro Carrero (Barcelona), com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Tímpanos | Percussão Solista A
Violinos Tutti
Viola Solista B

 

Discografia
2010-2019

Entre 1994 e 2020, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e os Solistas da Metropolitana gravaram 24 CD.

Musicália

05 Jun 2024

Bolero de Ravel

O Bolero é uma das peças mais emblemáticas do repertório orquestral. Consequentemente, é também aquela que mais contribuiu para tornar o nome de Ravel universalmente conhecido.

05 Jun 2024

Sinfonia Fantástica

«Sinfonia Fantástica» de Hector Berlioz, uma das mais espetaculares e bem sucedidas declarações de amor da História da Música.

01 Jun 2024

A Quinta Sinfonia

Quem não conhece o motivo de quatro notas que dá início à Quinta Sinfonia de Beethoven? É, pois, chegada a hora de ver «o que vem de seguida».

01 Jun 2024

Sinfonia do Destino

A Quinta Sinfonia de Beethoven é um verdadeiro monumento do imaginário coletivo do Ocidente.

01 Jun 2024

Canções Heroicas

As «Canções Heroicas» de Fernando Lopes Graça foram arma de luta no combate à ditadura fascista por todo o país.