Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Três décadas de Atividade

Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) é pedra angular de um projeto que se estende além do formato habitual de uma orquestra clássica. Quando se apresentou pela primeira vez em público, no Mosteiro dos Jerónimos a 10 de junho de 1992, anunciou o propósito de fazer confluir as missões artística, pedagógica e cívica por intermédio de uma gestão otimizada de recursos e uma visão ampla e integrada de todas as vertentes do fenómeno musical.

Direção Artística
Pedro Neves

Pedro Neves iniciou os seus estudos musicais em Águeda, sua terra natal. Estudou violoncelo com Isabel Boiça, Paulo Gaio Lima e Marçal Cervera; respetivamente, no Conservatório de Música de Aveiro, na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e na Escuela de Música Juan Pedro Carrero (Barcelona), com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Discografia
2010-2019

Entre 1994 e 2020, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e os Solistas da Metropolitana gravaram 24 CD.

Em Destaque

Musicália

20 Jan 2024

A Sinfonia Escocesa

A Sinfonia N.º 3 de Mendelssohn é conhecida como «Escocesa» porque teve origem numa viagem de Mendelssohn àquele país, quando tinha apenas vinte anos de idade.

19 Jan 2024

Um Concerto Letão

À sua maneira, o Concerto para Corne Inglês de Pēteris Vasks é uma obra que testemunha o ambiente vivido nos países bálticos no período que antecedeu o colapso da URSS.

18 Jan 2024

Noturno

Com 21 anos de idade, em 1918, António Fragoso aventurava-se pela primeira vez a compor para orquestra, um Noturno.

15 Jan 2024

A Abertura da Ópera «Don Giovanni»

Entre o drama e a comédia, a ópera de Mozart «Don Giovanni», escrita em 1787, é dramaturgicamente brilhante.

15 Jan 2024

A Primeira Sinfonia de Beethoven

Se é verdade que a Primeira Sinfonia é a mais conservadora de todas as sinfonias de Beethoven, também é certo que foi com ela que o compositor anunciou «ao que vinha».