Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Três décadas de Atividade

Orquestra Metropolitana de Lisboa

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) é pedra angular de um projeto que se estende além do formato habitual de uma orquestra clássica. Quando se apresentou pela primeira vez em público, no Mosteiro dos Jerónimos a 10 de junho de 1992, anunciou o propósito de fazer confluir as missões artística, pedagógica e cívica por intermédio de uma gestão otimizada de recursos e uma visão ampla e integrada de todas as vertentes do fenómeno musical.

Direção Artística
Pedro Neves

Pedro Neves iniciou os seus estudos musicais em Águeda, sua terra natal. Estudou violoncelo com Isabel Boiça, Paulo Gaio Lima e Marçal Cervera; respetivamente, no Conservatório de Música de Aveiro, na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) e na Escuela de Música Juan Pedro Carrero (Barcelona), com o apoio da Fundação Gulbenkian.

Discografia
2010-2019

Entre 1994 e 2020, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e os Solistas da Metropolitana gravaram 24 CD.

Em Destaque

Musicália

19 Aug 2022

Brahms versus Joachim

O Concerto para Violino de Johannes Brahms foi estreado em 1879 por Joseph Joachim, o dedicatário da obra. A amizade entre o compositor e o violinista será chave para desvendar alguns enigmas que a obra transparece.

19 Aug 2022

A Décima de Beethoven

A Sinfonia N.º 10 de Beethoven foi durante muitos anos uma obra mítica. Nas últimas décadas houve várias tentativas de reconstrução a partir de esboços existentes.

19 Aug 2022

A Primeira Sinfonia de Beethoven

Se é verdade que a Primeira Sinfonia é a mais conservadora de todas as sinfonias de Beethoven, também é certo que foi com ela que o compositor anunciou «ao que vinha».

10 Jul 2022

Um Concerto Charneira

A obra de Beethoven situa-se no eixo de transição entre os períodos Clássico e Romântico. No contexto dessa mudança estilística, o Concerto para Piano N.º 3 é um exemplo particularmente representativo.

10 Jul 2022

Sinfonia Clássica

Ao ouvirmos a Sinfonia N.º 1 de Prokofiev percebe-se uma qualquer estranheza a pairar por entre melodias lindíssimas, efeitos orquestrais cristalinos e uma construção formal irrepreensível. Está tudo no sítio… e isso inquieta.