Unidade Curricular: Educação Auditiva e Teoria Musical
III
Código: LFM009
ECTS: 3
Área Científica: Formação Musical
Objetivos de Aprendizagem
> Desenvolver a audição interior, a audição relativa, a audição harmónica e polifónica, a memória musical e a compreensão global de teoria elementar da música.
> Desenvolver competências auditivas necessárias à leitura, como cálculo intervalar, antecipação do som (pela entoação e audição interior), compreensão e reconhecimento de padrões melódicos e rítmicos.
> Proporcionar contacto com repertório de conteúdo estilístico e interpretativo variado, favorecendo a relação entre a audição e a performance.
> Dominar definições genéricas de terminologia musical, no que respeita a conceitos técnicos, géneros musicais e instrumentação.
Conteúdos Programáticos
> Reconhecimento auditivo de intervalos melódicos e harmónicos, simples e compostos, tocados ao piano em vários registos (continuação).
> Reconhecimento na partitura e auditivo dos acordes de 3 e 4 sons (continuação).
> Funções harmónicas (continuação).
> Reconhecimento auditivo de cadências (continuação).
> Modos, escalas diatónicas, escalas hexatónicas, heptatónicas e pentatónicas (continuação).
> Ritmo: memorização, leituras e ditados (continuação).
> Reconhecimento polifónico: memorização de excertos, leituras e ditados (continuação).
Metodologias de Ensino
> Trabalho auditivo (rítmico, melódico, harmónico) com prática de memorização e escrita (ditados rítmicos, ditados de melodias tonais e modais, escrita de baixo cifrado a partir da audição de excertos de obras musicais, ditado de preenchimento de espaços, identificação de erros), identificação de intervalos, acordes, funções harmónicas e modos.
> Leitura rítmica (andamentos lentos de obras barrocas e métricas irregulares em obras do século XX), leitura cantada (tonal, modal e não tonal) a capella, monódica e a vozes, sem ou com acompanhamento ao piano.
> Análise auditiva, leitura e execução de obras de repertório de vários estilos e épocas em estudo progressivo, que se evidenciem na composição, na performance e na riqueza dos elementos musicais. Criar pequenas improvisações rítmicas, melódicas, harmónicas e polifónicas utilizando o instrumento ou a voz.
Bibliografia
Chépélov, P. e Menut, B. (2003) La Dictée en Musique. Paris: Editions Henry Lemoine.
Dufourcet, M-B. (1991) Guide pratique d’analyse musicale. Paris: Éditions Combre.
Edlund, L. (1963) Modus Novus. Studies in Reading Atonal Melodies. Stockholm / New York: Edition Wilhelm Hansen / Chester Music.
Gartenlaub, O. (1986) Memorisations choisies dans les oeuvres. Paris: Éditions Musicales Hortensia.
Jackson, R. (2005) Performance Practise – A Dictionary-Guide for Musicians, New York: Routledge.
Jollet, J.-C. (1995) Jeux de rythmes et jeux de clés, vol.VII e VIII. Paris: Gérard Billaudot Éditeur.
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Ribour, P. (1991) Le Solfège a rendez-vous avec le Jazz. Paris: Gérard Billaudot.
Rudolf, N., Lászlo, N., János, P. (1984) Szolfézs Antologia. Budapeste: Editio Musica Budapest.
Steiner, J., Barrett, W. (Eds.) (2009) A Dictionary of Musical Terms. New York: Cornell University Library.
VanHandel. Leigh, (Ed.) (2020) The Routledge Companion to Music Theory Pedagogy. New York: Routledge.
Equipa Docente
Rafael Filipe Moreira Araújo
Gustavo Jorge Silva Lopes
Maria Salomé Oliveira Monteiro