Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LPI056

Unidade curricular: Composição Estilística I
Código: LPI056
ECTS: 2
Área científica: Práticas Instrumentais

Objetivos de aprendizagem

– Adquirir a capacidade de escrever em diversas linguagens e estilos.
– Desenvolver a capacidade de harmonizar melodias tonais.
– Adquirir conhecimentos de contraponto.
– Desenvolver a capacidade de utilizar técnicas de escrita atonal.

Conteúdos programáticos

– Harmonização a 4 vozes e com acompanhamento instrumental de melodias tonais no estilo Barroco, Clássico e Romântico.
– Exercícios de contraponto de espécies e de contraponto nos vários estilos.
– Exercícios para desenvolver técnicas de escrita atonal.

Metodologias de ensino

– Aulas práticas a partir da correção do trabalho desenvolvido pelo aluno e das suas necessidades concretas em termos técnicos.
– Cada aula poderá ter uma componente expositiva quando for necessário abordar dessa forma determinadas matérias relacionadas com o trabalho prático desenvolvido.

Bibliografia

Adler, Samuel (2002), The Study of Orchestration, Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
Berlioz, Hector (1991), Strauss, Richard, Treatise on Instrumentation. Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
Bochmann, Christopher (2003), A Linguagem Harmónica do Tonalismo, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
Bochmann, Christopher (2006), A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Análises e Exercícios, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
Casela, Alfredo; Mortari, Virgílio (1993), La Tecnicadell’ Orchertra Contemporânea, n.a., G. Ricordi & C.
Dunsby, Jonathan e Arnold Whittall (1988), Music Analysis in Theory and Practice, Nova Iorque, Faber.
Forsyth, Cecil (1982), Orchestration, Nova Iorque, Dover Publications, Inc.
Fux, Johann Joseph (1971), Gradus ad Parnassum, Nova Iorque/Londres, W. W. Norton & Company.
Jeppesen, Knud (1939), Counterpoint. The Polyphonic Style of the Sixteenth Century, Nova Iorque, Prentice-Hall, Inc.
Lamas, Elisa (2006), Sebenta de Harmonia com vista à realização do Baixo-Cifrado, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
La Rue, Jan (1970), Guidelines for Style Analysis, Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
Owen, Harold (1992), Modal and Tonal Counterpoint. From Josquin to Stravinsky, Nova Iorque, Schirmer Books
Piston, Walter (1970), Counterpoint, Nova Iorque/Londres, W. W. Norton & Company
Piston, Walter (1987), Harmony, Nova Iorque/Londres, Norton
Piston, Walter (1978), Orquestración, Madrid, Real Musical S. A.
Sacramento (2007), Notação Musical, José Guilherme, Oeiras, Notação XXI.
Schoenberg, Arnold (1999), Fundmentals of Musical Composition, Londres, Faber and Faber
Schoenberg, Arnold (1999), Structural Functions of Harmony, Londres, Faber and Faber
Stone, Kurt (1980), Music Notation in The Twentieth Century Nova Iorque/Londres, W. W. Norton & Company

Equipa Docente:
Emanuel Frazão (regente)
Nuno Dario