Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LFM018

Unidade Curricular: Leitura à 1ª Vista, Transposição, Redução de Partituras ao Piano V
Código: LFM018
ECTS: 3
Área Científica: Formação Musical


Objetivos de Aprendizagem

> Saber reconstruir o acompanhamento numa pequena forma, utilizando os exemplos previamente estudados, desenvolver a “imaginação” na utilização de harmonia e criatividade.

> Introdução para improvisação através das regras estudadas. Acorde do S. Rachmaninov (VII ¾ com 4ª) na cadência perfeita; Dominante alterada e tonalidade cromática; as regras do funcionamento. Leitura com seis linhas (quatro do coro e duas do piano) e redução das mesmas, opções da escolha, harmonização do “campo harmónico”.


Conteúdos programáticos

Obras para leitura ao longo do semestre:

“Prelúdios”, “Valsas” e “Noturnos” do F. Chopin; “Children´s Corner” op. 113, 114, 138 C. Debussy; “Visões Fugitivas” op. 22, “Contos da Velha Avó” op. 31, “Romeo e Julieta” op. 64, “Musica para crianças” op. 65 S. Prokofiev; op. 3, op. 21, “Prelúdios” op. 32 S. Rachmaninov ou outras de dificuldade equivalente.


Metodologias de Ensino

Metodologias de ensino são baseadas no ensino direto e indireto, bem como na aprendizagem ativa. A informação apresentada nas aulas é consolidada através de trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentação semanal de trabalhos de casa que incluem diversas tarefas: realização de progressões harmónicas, harmonização, apresentação de obras lidas.


Bibliografia

Karacharova, T.I., (2009) Aprendizagem de leitura a primeira vista na base de ativação do processo global de perceção e imaginação sonora do texto musical. Dissertação de Doutoramento em Pedagogia. Eletz: Universidade Estatal I. A. Bunin de Eletz.

Kholopov, Y.N., (2008) Introdução na forma musical. Edição científica de Kyureghyan T.S. e Tsenova V.S., Moscovo: Conservatório de Moscovo de P.I. Tchaikovsky.

Zagidullina, F., (2007) Desenvolvimento de habilidades de leitura e acompanhamento a primeira vista como um fator de crescimento criativo e intelectual do pianista acompanhador e professor de música na escola secundária. Festival “Otkritiy urok”. Moscovo: ID “Pervoe Sentyabrya”.

Kholopov, Y.N., (2005) Harmonia: Curso Prático. 2ª Ed., Moscovo: Kompozitor.

Shenderovich, E.M., (1996) Nas aulas de acompanhamento. Pensamentos dum professor. Moscovo: Muzika.

Neuhaus, H., (1987) A arte de tocar o piano, Moscovo: Muzika


Equipa docente
Yan Mikirtumov (regente)