Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LPI004

Unidade curricular Piano I
Código LPI004
ECTS 8
Área científica Práticas Instrumentais

Objetivos de aprendizagem

Trata-se de uma unidade curricular cujo objetivo é a formação de um músico (pianista) profissional em todos os sentidos. Pretende-se desenvolver a técnica necessária para interpretar música de diferentes estilos, épocas e géneros com o domínio total da linguagem musical e desenvolver as suas capacidades de escuta e memória.

Conteúdos programáticos

Estudos carácter virtuosístico (Czerny op. 740, Moskowski op. 72 e Chopin); Prelúdios e fugas do Cravo Bem Temperado (J. S. Bach); Sonatas clássicas (Haydn, Mozart e Beethoven); peças de escolha livre (p. ex.: Valsas, Poloneses, Noturnos de Chopin; Prelúdios de Debussy; Impromptus de Schubert; Intermezzi, Rapsódias ou Baladas de Brahms; Prelúdios, Barcarolas, Nocturnos de Fauré; Canções sem Palavras de Mendelssohn; ou outras de dificuldade equivalente).

Metodologias de ensino

As aulas são individuais e, desta forma, adequadas às capacidades e personalidade de cada formando, de forma a garantir a melhor compreensão do Programa. É importante o diálogo entre o docente e formando e a demonstração dos conteúdos musicais por parte do docente.

Bibliografia

Bach, C.P. Emanuel (1948). Essay on True Art f Playing Keyboard Instruments, New York: W. W. Norton & Company

Türk, Daniel Gottlob (1982), School of Clavier Playing, 1st Ed., Lincoln: University of Nebraska Press

Kalkbrenner, Friedrich (1841). Method of Learning Piano, op. 108, Leipzig: Fr. Kistner, n.d.[1841]

Feinberg, Samuil (2008). Pianism as Art, New York: Manhattan School of Music

Neuhaus, Heinrich (2016). Art of Playing Piano, Amersham: Kahn & Averill

Equipa Docente
Paulo César Aguiar da Silva Oliveira (regente)
Alexei Victorovitch Eremine