Unidade curricular: Acompanhamento a Canto II
Código: LPI060
ECTS: 2
Área científica: Práticas Instrumentais
Objetivos de aprendizagem:
Objetivos gerais:
– Promover o domínio técnico e expressivo na especialidade de acompanhamento de canto a solo ou em diferentes grupos (coros, por ex.);
– Desenvolver uma base crescente de capacidades que facilite a compreensão da arte do acompanhamento de música vocal, e que comece a corresponder às expectativas da profissão;
– Desenvolver versatilidade e adaptabilidade musical em vários contextos de colaboração em todas as unidades orgânicas da Metropolitana, no Departamento de Canto da Escola Superior de Música de Lisboa, na Academia de Música de Santa Cecília e noutras escolas que ministrem o canto e/ou canto coral;
– Oferecer amplas oportunidades para o desenvolvimento de um vasto repertório, adquirindo experiência por meio de aulas, masterclasses, concursos, festivais, audições, concertos e exames em formato de recital.
Ao completarem com sucesso esta UC, os alunos deverão ter:
1- Demonstrado domínio técnico e expressivo em acompanhamento de piano para cantores;
2- Projetado uma personalidade musical amadurecida através de acompanhamento ao piano;
3- Reunido todo um espectro de conhecimentos teóricos, conceituais e experimentais, entendidos fundamentalmente através da prática;
4- Demonstrado a capacidade de se envolver efetivamente em ambientes variados de música vocal, a solo e de conjunto.
Conteúdos programáticos:
Ao longo desta unidade curricular, os alunos adquirem as seguintes competências e conhecimentos:
1- Pianismo seguro, alicerces técnicos, facilidade, precisão, detalhes expressivos e precisão de texto, bem como perceção e projeção musical, com base em práticas informadas de performance;
2- Conhecimento de repertório variado de canto para acompanhamento; consciência estilística; sensibilidade; consciência autocrítica; perceção e capacidade de resposta como músico; escolha do repertório; decisões interpretativas em colaboração com outros intérpretes participantes sobre a execução de novos trabalhos a serem lançados; entendimento crítico do processo colaborativo;
3- Aprendizagem rápida; leitura à primeira vista; expansão de repertório; transposição; reduções de partituras de coro; precisão textual e estilística em projetos de gravação em estúdio; escolha informada, considerando a qualidade do som gravado, apropriada ao repertório; escolha informada, considerando os pontos de edição apropriados para a gravação em questão; propriedade e envolvimento em todos os aspetos da correpetição vocal; capacidade de fundamentação de repertório e interpretação; capacidade de fundamentação de produção sonora; capacidade de fundamentação para pontos de edição; compreensão do contexto musical com referência a outras gravações.
4- Capacidade de controlar as qualidades tonais/ intonação para complementar os timbres vocais (e instrumentais, quando aplicável); capacidade de estabelecer equilíbrio com a voz solo ou em conjunto, incluindo transparência tonal e técnicas avançadas de uso de pedais; controle técnico e liberdade sustentada para realizar plenamente a intenção musical; alicerces rítmicos seguros; estilização rítmica e flexibilidade no acompanhamento; liderança confiante e capacidade para apoio solidário na dinâmica interna das parcerias, incluindo a colaboração na criação da interpretação de novas obras em estreia; colaboração criativa e eficaz com os artistas e o compositor (se aplicável).
Metodologias de ensino:
Metodologia:
Os alunos receberão tanto aulas individuais (ou de grupo) como acompanhamento e apoio nas sessões onde possam exercer, na prática, o acompanhamento vocal e/ou coral. Além disso, a natureza colaborativa desta unidade curricular exige uma abordagem altamente proactiva pelo que se espera que os alunos se envolvam de forma abrangente quer com o Departamento de Canto da Escola Superior de Música de Lisboa, com a Academia de Música de Santa Cecília ou outras escolas de música que ministrem o canto, quer com a Metropolitana. As lições irão centrar-se na especialidade do acompanhamento de piano para cantores e incluirão aspetos de técnica do piano, produção sonora, leitura á 1ª vista, técnicas de trabalho aprofundado em música de câmara, ou em grupos mais amplos, numa variedade de repertórios, incluindo o género erudito da canção (lied, melodie, por ex.), a ópera, a cantata, a oratória, as obras escritas para o coro ou conjunto vocal, entre outros géneros de peças vocais acompanhadas ao piano. Técnicas de correpetição vocal solística, de transposição, e de performance com grupos vocais de diferentes tamanhos também serão exploradas.
Bibliografia:
Adler, K. (1907, 1965) The art of accompanying and coaching. Minneapolis: University of Minnesota Press
Boulanger, N. (1926) Lectures on Modern Music. Huston: Rice Institute
Price, Nielsen D. (1991) Accompanying Skills for pianists. Culver Crest Publication
Spillman, R. (1985) The art of accompanying. Master Lessons from the Repertoire. Nova Yorque: Schirmer Books, A Division of MacMillan Inc.
Moore, G. (1985) The Unashamed Accompanist. Londres: Franklin Watts Inc.
Moore, G. (2013) Singer and Accompanist – The Performance Fifty Songs. Waterville: Thorndike Press
Neuhaus, H. (edição russa 1959, edição inglesa 2016) The Art of Piano Playing, Kahn & Averill
Equipa Docente:
Yan Mikirtumov (regente)
Paulo Oliveira