Unidade curricular: Redução de Partituras ao Piano I
Código: LFM004
ECTS: 2
Área Científica: Formação Musical
Objetivos de Aprendizagem
> Redução de partituras visa desenvolver as competências de leitura e capacidade de audição interior da partitura e execução da mesma ao piano. Redução ao piano requer conhecimentos que demonstram o texto musical no piano, ou seja a capacidade de realizar arranjos e adaptações. Os meios auxiliares para dominar a leitura das partituras são essencialmente a realização das reduções por escrito e a análise de partituras.
> Saber tocar ao piano e cantar em claves de “Dó” na 3ª (Contralto, Viola), 4ª (Tenor, Violoncelo, Fagote, Trombone, Contrabaixo) e 1ª (Soprano) linhas, incluindo a execução em simultâneo das mesmas. Tocar ao piano trios, quartetos de cordas e sopros (madeira e metais). Realização de leituras ao piano de sinfonias simples (ex.: Sinfonia n. 27 de J. Haydn).
Conteúdos Programáticos
Apresentação preparada ao piano dum quarteto de sopros; Apresentação preparada ao piano dum andamento de obra ou um andamento de sinfonia para orquestra de cordas com instrumentos em clave de “Dó” (viola, violoncelo, contrabaixo); Leitura à primeira vista, que inclui os instrumentos em claves de “Dó”; Leitura dum andamento de sinfonia clássica ou obra semelhante.
Exemplos de obras para estudo ao longo do semestre:
“In Modo Religioso” quarteto de metais, op. 38 de A. Glazunov, Trio em Mi bemol Maior, op. 3 (I –III, V and.) de L. van Beethoven; Divertimentos para Violino, Viola e Violoncelo de J. Haydn; Trio em Mi bemol Maior, KV 563 (III- VI and.) de W.A. Mozart; Op. 18, n. 1 (I, II and.) de L. van Beethoven; Quarteto em ré menor (I-III and.) de F. Schubert; Quarteto em sol menor (I and.) de E. Grieg; Cinco movimentos para quarteto de cordas, op. 5 (I, IV, V and.) de A. Webern; Adagio op. 11 de S. Barber; Sinfonia n. 2 (IV and.) de G. Mahler ou outras obras de dificuldade equivalente.
Metodologias de Ensino
A informação apresentada nas aulas é consolidada através de trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentação semanal de trabalhos que incluem a preparação individual de excertos e obras escolhidas ao piano, e a realização de reduções por escrito.
Bibliografia
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Bőlsche, E., (1952) Schule des Partiturspiels, Band 1, Leipzig: Edition Peters
Chulaki, M. (1972) Instruments of the Symphony Orchestra, Moscow: Muzika.
Eben, P. – Burghauser, J., (1990) Čtení a hra partitur, 2 Ed., Praha: SNKLHU
Hagel, R., (1938) Die Lehre von Partiturspiel, Potsdam: Athenaion
Leschetizky, Th., (1941) Anleitung zum Partiturlesen, Wien: Wiener Philharmonischer Verlag
Mikirtumov, Y. (2013) Redução para piano: três especificidades, Évora: Universidade de Évora.
Piston, W., (1978) Orchestration. London: Victor Gollancz Ltd
Reuter, F. (1951) Praktisches Partiturspielen, Halle – Saale: Mitteldeutscher Verlag
Riemann, H., (1902) Anleitung zum Partiturspiel, Leipzig: Max Hesse´s Verlag
Rimsky – Korsakov, N.A., (1946) Os princípios de orquestração. Leningardo: Muzgiz
Taranov, G., (1939) Curso de leitura de partituras, Moscovo: Iskusstvo
Wolf, О., (1976) Crestomatia de leitura de partituras, 2 Ed., Leningardo: Muzika
Equipa Docente
Yan Mikirtumov (regente)