Unidade curricular: Teoria e Técnica de Direção de Orquestra I
Código: LPI008
ECTS: 6
Área científica: Práticas Instrumentais
Objetivos de aprendizagem
Controlar a postura.
Dominar a estrutura do gesto mestre (braço direito) bem como a distribuição do seu conjunto (braço, antebraço, pulso, mão, batuta) nos esquemas dos compassos a 2, 3 e 4.
Desenvolver capacidade de coordenação, de independência e de funcionalidade no uso da mão esquerda.
Alcançar habilidade técnica de espacialização da comunicação gestual.
Conseguir comunicar as respirações de forma simples e objetiva.
Adquirir competências na gestão e na manutenção do tempo bem como no controlo da pulsação.
Desenvolver qualidade de comunicação de elementos musicais orgânicos tais como dinâmicas e articulações.
Desenvolver capacidade de audição interior da partitura através da aquisição de ferramentas de leitura, compreensão e assimilação do discurso musical.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos programáticos consistem no estudo do repertório de orquestra com predominância nos compositores dos séculos XVIII e XIX.
Metodologias de ensino
A metodologia de ensino da unidade curricular é estruturada por ciclos mensais.
As aulas decorrem nas três primeiras semanas e têm como propósito a preparação do repertório com vista a sua realização prática no quadro da unidade curricular de Direção de Orquestra, na terceira e na quarta semana de cada ciclo.
As duas vertentes estruturantes da unidade curricular são:
1- O aperfeiçoamento da leitura e da compreensão das partituras.
2- A comunicação do discurso musical através da comunicação gestual.
Relativamente ao primeiro ponto, são solicitados e alargados os conhecimentos adquiridos pelo aluno no campo da formação musical, da harmonia, da análise musical e da orquestração.
Relativamente ao segundo ponto, são aplicadas e desenvolvidas técnicas de restituição gestual da perfeição do canto interior.
As aulas desenrolam-se sem suporte áudio, pelo que o aluno deve elaborar de forma autónoma a sua própria conceção sonora da obra, na sua máxima consciência e integridade.
Nas aulas, o aluno deve ainda apresentar elementos considerados relevantes na perceção da obra em estudo e que dizem respeito a contextualização da sua composição.
Bibliografia
Colson, J. F. (2012) Conducting and rehearsing the instrumental music ensemble. Ed. The Scarecrow Press Inc.
Delcroix, R. (2006) Le language du geste. La direction d’orchestre. Guide et réflexion. Ed. Fuzeauclassique.
Furtwangler, W. (1979) Musique et Verbe. Ed. Pluriel.
Green, E. A., Gibson, M. (1961) The modern Conductor. Ed. Prentice Hall.
Jordan, J. (2008) Workshop on the Anatomy of Conducting. Conducting as rehearsal Technique. GIA Publication, inc Chicago..
Labuta, J. A., Matthews, W. K., Basic Conducting Techniques. Ed. Seventh Edition.
Liebert, G. (1988) L’Art du Chef d’Orchestre. Ed. Pluriel.
Mauceri, J., (2018) Maestros and Their music: The Art and Alchemy of Conducting. Kindle Editions.
Meier, G. (2009) The Score, the Orchestra, and the Conductor. Ed. Oxford University Press.
Scherchen, H. (1986) La Direction d’Orchestre. Ed. Actessud.
Wigglesworth, M. (2018) The Silent Musician: why conducting matters. Ed. The University of Chicago Press.
Whitwell, D. (2011) The Art of musical Conducting. Ed. Craig Dabelstein.
Equipa Docente
Jean-Marc Burfin (regente)