Opção de Direção de Orquestra
PROVAS DE APTIDÃO MUSICAL
(PRÉ-REQUISITOS)
Primeira fase
Formação Auditiva
– Reconhecimento auditivo de intervalos dentro de uma oitava e de acordes de 3 e de 4 sons.
– Memorização auditiva, seguida da reprodução escrita da mesma frase / excerto musical.
– Ditado rítmico percutido a 1 e a 2 vozes.
– Ditado instrumental polifónico de preenchimento de espaços.
Analise Musical
– Análise harmónica de fragmentos de coral com identificação de notas estranhas à harmonia e cadências.
– Análise de detalhes em partituras de orquestra no que respeita à harmonia, instrumentos transpositores e indicações instrumentais.
– Esquematização de formas musicais segundo os arquétipos formais clássicos.
História da Música
– A identificação, relacionação e/ou a definição concisa, em história da música ocidental até ao final do séc. XX: de épocas artísticas, movimentos, correntes e subcorrentes estéticas, escolas e tendências; de compositores, intérpretes, teóricos, libretistas e críticos musicais; de obras musicais-chave, tratados fundamentais, ou de outra documentação de particular relevância (por exemplo: artigos, manifestos, cancioneiros, coletâneas de repertório); de conceitos técnicos e/ou estilísticos relevantes e terminologia específica.
– A identificação auditiva, por resposta de escolha múltipla, de excertos gravados de obras musicais de diferentes quadrantes temporais, geográficos, estilísticos e estéticos da História da Música Ocidental, num máximo de dez excertos.
Formação Auditiva Especializada
– Ditado instrumental polifónico, após memorização.
– Deteção de erros.
– Análise auditiva.
Analise Musical Especializada
A prova de análise musical especializada incide sobre uma obra do repertório sinfónico, preferencialmente do período romântico. O candidato deverá preparar uma análise sucinta durante 40 minutos, para, seguidamente, a expor a um júri que o poderá interrogar também sobre outros aspetos da obra, como conteúdos harmónicos, orquestração, estilo ou interpretação das indicações presentes na partitura.
Execução ao Piano
A prova de execução ao piano incide sobre obras com 2, 3 e 4 pentagramas, preferencialmente vocais. O candidato deverá preparar as obras durante 40 minutos, para, seguidamente, apresentá-las ao júri que o poderá interrogar.
Segunda fase
Direção de Orquestra
– A prova de direção de orquestra, é realizada normalmente no mês de junho/julho, em data a determinar pelo órgão estatutariamente competente.
– A prova de direção de orquestra consiste na regência de uma obra ou parte de uma obra do repertório sinfónico orquestral, sem ensaio prévio. A prova tem uma duração de 10-15 minutos.
A obra para exame de admissão de Direção de Orquestra 2025/2026
A anunciar