Unidade Curricular: Leitura à 1ª Vista, Transposição,
Redução de Partituras ao Piano III
Código: LFM010
ECTS: 3
Área Científica: Formação Musical
Objetivos de Aprendizagem
Construir, ligar e encadear os acordes de Subdominante e de Subdominante alterada (VI, IV e II grau) numa tonalidade, utiliza-la na forma musical e saber resolver para Tónica e Dominante – Tónica. Desenvolver a capacidade de leitura a três vozes e três linhas. Saber reduzir as três linhas (uma vocal ou instrumental *sem transposição* e duas linhas do piano) e executa-las ao piano. Conhecer o conteúdo de uma Lied. Conhecer o “círculo das quintas”, executar diferentes progressões harmónicas utilizando o círculo das quintas, saber tocas dois tipos de “elipse das Dominantes”.
Conteúdos Programáticos
Obras para leitura ao longo do semestre:
Suites Francesas BWV 812-817 e Inglesas BWV 806-811, “Cravo bem temperado I e II volume” J.S. Bach, Árias antigas do século XVII e XVIII, canções e Lied do século XVII, XVIII e XIX de diversos compositores: W.A. Mozart, F. Schubert, F. Mendelssohn ou outras de dificuldade equivalente.
Metodologias de Ensino
Metodologias de ensino são baseadas no ensino direto e indireto, bem como na aprendizagem ativa. A informação apresentada nas aulas é consolidada através de trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentação semanal de trabalhos de casa que incluem diversas tarefas: realização de progressões harmónicas, harmonização, apresentação de obras lidas.
Bibliografia
Karacharova, T.I., (2009) Aprendizagem de leitura a primeira vista na base de ativação do processo global de perceção e imaginação sonora do texto musical. Dissertação de Doutoramento em Pedagogia. Eletz: Universidade
Estatal I. A. Bunin de Eletz.
Kholopov, Y.N., (2008) Introdução na forma musical. Edição científica de Kyureghyan T.S. e Tsenova V.S., Moscovo: Conservatório de Moscovo de P.I. Tchaikovsky.
Zagidullina, F., (2007) Desenvolvimento de habilidades de leitura e acompanhamento a primeira vista como um fator de crescimento criativo e intelectual do pianista acompanhador e professor de música na escola secundária. Festival “Otkritiy urok”. Moscovo: ID “Pervoe Sentyabrya”.
Kholopov, Y.N., (2005) Harmonia: Curso Prático. 2ª Ed., Moscovo: Kompozitor.
Shenderovich, E.M., (1996) Nas aulas de acompanhamento. Pensamentos dum professor. Moscovo: Muzika.
Neuhaus, H., (1987) A arte de tocar o piano, Moscovo: Muzika.
Equipa Docente
Yan Mikirtumov (regente)