Unidade curricular: Música de Câmara com Piano II
Código: LPI014
ECTS: 6
Área científica: Práticas Instrumentais
Objetivos de aprendizagem
– Apreender com rigor os princípios cruciais do trabalho em grupo;
– Incorporar os valores do respeito, compreensão e bom senso entre todo o grupo;
– Valorizar a diferença de opinião do parceiro do grupo e promover um espírito construtivo e saudável entre as diferentes opiniões;
– Aprender a ouvir em grupo e desenvolver estratégias de ensaio para interiorizar as partes (da obra) de cada elemento: saber integrar a parte no todo e conhecer a função estrutural e musical da mesma;
– Evoluir no sentido de construir um discurso musical comum e coerente no âmbito do grupo;
– Desenvolver características fundamentais no grupo em torno da liderança, motivação e comunhão de vontades;
– Incentivar o grupo a incrementar um trabalho eficaz, organizado e detalhado no âmbito do ensaio no que concerne à leitura da partitura;
– Estimular o conhecimento pelo vasto repertório de um dado compositor em fase de trabalho;
– Desenvolver o sentido crítico sobre os registos sonoros da obra em fase de estudo.
Conteúdos programáticos
A partir de obras musicais desde o período Barroco à atualidade:
– Contextualização histórica da época e compositores;
– Conhecimento da estética musical das várias épocas das obras a interpretar;
– Estratégias de ensaio de grupo;
– Metodologias de trabalho no âmbito de uma formação de câmara;
– Avaliação auditiva do balanço e equilíbrio acústico em diferentes formações de câmara com piano;
– Assimilação de princípios sonoros nos diferentes instrumentos que compõem um dado grupo (tipo de articulação, afinação, corpo do som, vibrato, etc.);
– Apreensão do gesto físico da respiração em grupo;
– Desenvolver o conhecimento da leitura vertical / harmónica da partitura;
Metodologias de ensino
Todos os aspetos descritos nos conteúdos programáticos são relevados no campo da própria metodologia uma vez que a sua incorporação no processo de aprendizagem, metodológico e, portanto, pedagógico e de ensino serve de base essencial para a leitura, preparação, ensaio / aula e performance das obras em estudo.
Aulas lecionadas a grupos de câmara (pequeno / médio grupo).
Bibliografia
Baron, John Herschel (1998). Intimate Music: A History of the Idea of Chamber Music. Pendragon Press
Davidson, J. W. and King, E. C. (2004) ‘Strategies for ensemble practice’, in A. Williamon (ed.) Musical excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford: Oxford University Press
Davies, Elisabeth A. (1997). Music Library: Essential Scores and Sound Recordings (third ed.), American Library Association
McCalla, James (2003). Twentieth Century Chamber Music. Routledge, New York
Stowell, Robert, editor (2003). The Cambridge Companion to the String Quartet. Cambridge University Press
Tranchefort, François-René (1989). Guide de la Musique de Chambre, Fayard.
Equipa Docente
Paul Wakabayashi (regente)
Alexei Eremine