Unidade curricular: Análise Musical I
Código: LCM001
ECTS: 2
Área científica: Ciências Musicais
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular tem por objetivo dar aos estudantes os conhecimentos necessários a um entendimento aprofundado dos princípios fundamentais da linguagem tonal. Os estudantes deverão também adquirir conhecimentos que lhes permitam identificar e analisar estruturalmente grande parte dos arquétipos formais do Barroco e do Classicismo.
Quando concluírem esta UC com sucesso, os estudantes deverão:
> Ser capazes de analisar a harmonia em obras dos períodos Barroco e Clássico.
> Ser capazes de usar a terminologia correta para identificar formas musicais, acordes, funções tonais, cadências e modulações;
> Ser capazes de realizar a sua própria análise de um andamento em forma sonata ou de uma peça nos estilos estudados.
Conteúdos programáticos
Primeiro Semestre:
> Princípios fundamentais da linguagem tonal, tais como: cifras; encadeamentos; ritmo harmónico; acordes na 2ª inversão e acordes com fundamental omitida;
> Notas estranhas à harmonia e cadências;
> Condução das vozes na harmonia a quatro partes;
> Acordes com alterações cromáticas, tais como: dominantes secundárias e as sextas Alemã, Francesa, Italiana e Napolitana;
> Arquétipos formais do Barroco e Classicismo: formas binária e ternária simples, rondó e sonata.
Metodologias de ensino
Cada semestre consiste em 14 sessões de uma hora e meia. Uma lista de repertório a analisar é previamente enviada aos estudantes. Os estudantes, em cada aula, analisam uma ou duas obras (ou partes de obras): só uma obra quando avançarem na aprendizagem teórica dos conteúdos programáticos, duas obras quando praticarem a aplicação desses princípios na análise das partituras.
Bibliografia
Adler, Samuel (2002). The Study of Orchestration. Nova Iorque: W. W. Norton & Company
Aldwell, Edward and Schachter, Carl (2003). Harmony and Voice-Leading (3ª ed). Belmont, CA: Schirmer
Bochmann, Christopher (2003). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa
Bochmann, Christopher (2006). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Análises e Exercícios. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa
Butterworth, Anna (1999). Harmony in Practice. London: Associated Board
Caplin, William (1998). Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart and Beethoven. Nova Iorque: Oxford University Press
Clendinning, Jane Piper and West Marvin, Elisabeth (2011). The Musician’s Guide to Theory and Analysis, 2nd ed. New York: W. W. Norton
Cook, Nicholas (1994). A Guide to Musical Analysis, 2ª ed. Oxford: Oxford University Press
Dunsby, Jonathan and Whittall, Arnold (1987). Music Analysis in Theory and Practice. London: Faber
Hepokoski, James and Darcy, Warren (2011) Elements of Sonata Theory: Norms, Types and Deformations in the Late Eighteenth-Century Sonata. Oxford: Oxford University Press
Rosen, Charles (1988). Sonata Forms. Nova Iorque: W. W. Norton & Company
Rosen, Charles (1998). The Classical Style – Haydn, Mozart Beethoven. Nova Iorque: W. W. Norton & Company
Schoenberg, Arnold (1967). Fundamentals of Musical Composition, ed. Gerald Strang and Leonard Stein. London: Faber and Faber
Equipa Docente
Emanuel Frazão