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LCM001

Unidade curricular: Análise Musical I
Código: LCM001
ECTS: 2
Área científica: Ciências Musicais


Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo dar aos estudantes os conhecimentos necessários a um entendimento aprofundado dos princípios fundamentais da linguagem tonal. Os estudantes deverão também adquirir conhecimentos que lhes permitam identificar e analisar estruturalmente grande parte dos arquétipos formais do Barroco e do Classicismo.

Quando concluírem esta UC com sucesso, os estudantes deverão:

> Ser capazes de analisar a harmonia em obras dos períodos Barroco e Clássico.

> Ser capazes de usar a terminologia correta para identificar formas musicais, acordes, funções tonais, cadências e modulações;

> Ser capazes de realizar a sua própria análise de um andamento em forma sonata ou de uma peça nos estilos estudados.


Conteúdos programáticos

Primeiro Semestre:

> Princípios fundamentais da linguagem tonal, tais como: cifras; encadeamentos; ritmo harmónico; acordes na 2ª inversão e acordes com fundamental omitida;

> Notas estranhas à harmonia e cadências;

> Condução das vozes na harmonia a quatro partes;

> Acordes com alterações cromáticas, tais como: dominantes secundárias e as sextas Alemã, Francesa, Italiana e Napolitana;

> Arquétipos formais do Barroco e Classicismo: formas binária e ternária simples, rondó e sonata.


Metodologias de ensino


Cada semestre consiste em 14 sessões de uma hora e meia. Uma lista de repertório a analisar é previamente enviada aos estudantes. Os estudantes, em cada aula, analisam uma ou duas obras (ou partes de obras): só uma obra quando avançarem na aprendizagem teórica dos conteúdos programáticos, duas obras quando praticarem a aplicação desses princípios na análise das partituras.


Bibliografia

Adler, Samuel (2002). The Study of Orchestration. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Aldwell, Edward and Schachter, Carl (2003). Harmony and Voice-Leading (3ª ed). Belmont, CA: Schirmer

Bochmann, Christopher (2003). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa

Bochmann, Christopher (2006). A Linguagem Harmónica do Tonalismo. Análises e Exercícios. Lisboa: Juventude Musical Portuguesa

Butterworth, Anna (1999). Harmony in Practice. London: Associated Board

Caplin, William (1998). Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Instrumental Music of Haydn, Mozart and Beethoven. Nova Iorque: Oxford University Press

Clendinning, Jane Piper and West Marvin, Elisabeth (2011). The Musician’s Guide to Theory and Analysis, 2nd ed. New York: W. W. Norton

Cook, Nicholas (1994). A Guide to Musical Analysis, 2ª ed. Oxford: Oxford University Press

Dunsby, Jonathan and Whittall, Arnold (1987). Music Analysis in Theory and Practice. London: Faber

Hepokoski, James and Darcy, Warren (2011) Elements of Sonata Theory: Norms, Types and Deformations in the Late Eighteenth-Century Sonata. Oxford: Oxford University Press

Rosen, Charles (1988). Sonata Forms. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Rosen, Charles (1998). The Classical Style – Haydn, Mozart Beethoven. Nova Iorque: W. W. Norton & Company

Schoenberg, Arnold (1967). Fundamentals of Musical Composition, ed. Gerald Strang and Leonard Stein. London: Faber and Faber

Equipa Docente
Emanuel Frazão