Unidade curricular: Redução de Partituras ao Piano III
Código: LFM012
ECTS: 2
Área científica: Formação Musical
Objetivos de Aprendizagem
> Redução de partituras visa desenvolver as competências de leitura e capacidade de audição interior da partitura e execução da mesma ao piano. Redução ao piano requer conhecimentos que demonstram o texto musical no piano, ou seja a capacidade de realizar arranjos e adaptações. Os meios auxiliares para dominar a leitura das partituras são essencialmente a realização das reduções por escrito e a análise de partituras.
> Saber tocar ao piano e cantar os instrumentos transpositores em “F” (por ex.: trompa, trompete) e em “A” (por ex.: clarinete, trompete, trompa). Realizar por escrito uma redução para piano de um andamento para orquestra de cordas. Saber definir as funções dos instrumentos na partitura orquestral.
Conteúdos Programáticos
Realização de uma redução por escrito de um andamento de obra para orquestra de cordas; Preparação de apresentação ao piano de uma partitura para orquestra clássica. Leitura a primeira vista de excertos das partituras sinfónicas, por naipes ou em conjunto, incluindo as ligações entre as claves de “Do” e outros instrumentos transpositores (“B”, “F”, “A”, “E” e “Es”).
Exemplos de obras para estudo ao longo do semestre:
Beethoven: Sinfonias n.º 3 (I, II), n.º 5 (I‐IV), n.º 7 (I‐IV), n.º 9 (I‐III). Schubert: Sinfonias n.º 4 (II, III), n.º 8 “Inacabada” (I, II); Octeto op. 166; Música para o drama “Rosamunda” (n.º 1, 2, 4). Bizet: Suite “Arlesiana” (n.º 1, 2), Suite “Para crianças“ (Marcha), Sinfonia “Roma” (I, III, IV). Mendelssohn: “Sonho de uma noite de verão” (Abertura, Noturno), Sinfonia nº 4 “Italiana” (II, III). Dvorak: Serenata para orquestra de cordas op. 44 ou outras obras de dificuldade equivalente.
Metodologias de Ensino
A informação apresentada nas aulas é consolidada através de trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentação semanal de trabalhos que incluem a preparação individual de excertos e obras escolhidas ao piano, e a realização de reduções por escrito.
Bibliografia
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Bőlsche, E., (1952) Schule des Partiturspiels, Band 1, Leipzig: Edition Peters
Chulaki, M. (1972) Instruments of the Symphony Orchestra, Moscow: Muzika.
Eben, P. – Burghauser, J., (1990) Čtení a hra partitur, 2 Ed., Praha: SNKLHU
Hagel, R., (1938) Die Lehre von Partiturspiel, Potsdam: Athenaion
Leschetizky, Th., (1941) Anleitung zum Partiturlesen, Wien: Wiener Philharmonischer Verlag
Mikirtumov, Y. (2013) Redução para piano: três especificidades, Évora: Universidade de Évora.
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Reuter, F. (1951) Praktisches Partiturspielen, Halle – Saale: Mitteldeutscher Verlag
Riemann, H., (1902) Anleitung zum Partiturspiel, Leipzig: Max Hesse´s Verlag
Rimsky – Korsakov, N.A., (1946) Os princípios de orquestração. Leningardo: Muzgiz
Taranov, G., (1939) Curso de leitura de partituras, Moscovo: Iskusstvo
Wolf, О., (1976) Crestomatia de leitura de partituras, 2 Ed., Leningardo: Muzika
Equipa docente
Yan Mikirtumov (regente)