Opção de Instrumentista de Orquestra
PROVAS DE APTIDÃO MUSICAL
(PRÉ-REQUISITOS)
Formação Auditiva
a) Reconhecimento auditivo de intervalos e de acordes de 3 e de 4 sons.
b) Memorização auditiva, seguida da reprodução escrita da mesma frase musical.
c) Ditado rítmico percutido a 1 e a 2 vozes.
d) Ditado instrumental (pelo menos a 2 vozes).
Análise Musical
a) Uma análise de um coral relativamente aos elementos seguintes: percurso tonal, funções tonais (graus), cadências e ornamentação.
b) Esquematização de duas ou três formas musicais típicas de qualquer época, corrente ou movimento musical no contexto da cultura erudita ocidental.
c) Uma análise concisa de uma partitura relativamente aos tópicos, aspetos, e elementos seguintes: identificação da instrumentação (com especial atenção a instrumentos transpositores) e de indicações técnicas e expressivas associadas a (grupos de) instrumentos específicos; linha melódica/temas e seu fraseado; dinâmica e agógica; harmonia; ritmo e tempo musical; orquestração. No fim da análise é pedido um comentário acerca do estilo, época e compositor; tratando-se de uma obra-chave oficialmente prevista no programa da disciplina de Análise e Técnicas de Composição dos cursos secundários de música da Portaria 243-B/2012, de 13 de agosto, poderá ser solicitada a sua designação exata.
História da Música
a) A identificação, relacionação e/ou a definição concisa, em história da música ocidental até ao final do séc. XX: de épocas artísticas, movimentos, correntes e subcorrentes estéticas, escolas e tendências; de compositores, intérpretes, teóricos, libretistas e críticos musicais; de obras musicais-chave, tratados fundamentais, ou de outra documentação de particular relevância (por exemplo: artigos, manifestos, cancioneiros, coletâneas de repertório); de conceitos técnicos e/ou estilísticos relevantes e terminologia específica.
b) A identificação auditiva, por resposta de escolha múltipla, de excertos gravados de obras musicais de diferentes quadrantes temporais, geográficos, estilísticos e estéticos da História da Música Ocidental, num máximo de dez excertos.
Prova Instrumental
a) Execução no instrumento da especialidade pretendida de duas peças de características contrastantes, preferencialmente escolhidas pelo candidato de entre o repertório do 8º grau/12º ano do ensino artístico especializado da música. Estas peças são executadas a solo ou com acompanhamento ao piano a cargo do candidato. Os candidatos à opção de Instrumentista de Orquestra na especialidade de Percussão deverão interpretar uma peça num instrumento da família das peles, e a outra num instrumento da família das lâminas.
b) Uma curta leitura à primeira vista no instrumento, se o júri considerar necessário.