
Projeto MUSICAR
Prática Musical para Pessoas com Cegueira ou Baixa Visão e Pessoas Surdas
AULAS TEÓRICAS E CLASSES DE CONJUNTO
PARA CEGOS E SURDOS
A terceira fase do projeto decorrerá na Sede da Metropolitana entre setembro e novembro com periodicidade semanal, sempre aos sábados (calendário por definir em função do número de participantes).
Haverá então duas classes de formação distintas, uma dedicada a alunos cegos outra a alunos surdos. Para o efeito, serão contratados professores especialistas nas respetivas áreas de ensino, eminentemente focadas na teoria da música e na prática musical de conjunto. Sempre que necessário, serão também contratados docentes de educação especial e técnicos que garantam o regular funcionamento das sessões. Poderão ainda assistir a estas aulas representantes das entidades parceiras assim como os participantes das ações de formação decorridas na fase anterior.
Estas aulas para cegos consistem fundamentalmente em formação em musicografia braille, prática coral e, mais restritamente, numa iniciação à prática de instrumento.
Por seu turno, as aulas para surdos consistem na exploração expressiva da linguagem musical em associação à Língua Gestual Portuguesa e na teorização do ritmo e da sintaxe musicais. As aulas são de participação gratuita.
Conta-se com o envolvimento das entidades parceiras para divulgação das mesmas junto dos potenciais beneficiários.