Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LPI016

Unidade curricular: Direção de Orquestra II
Código: LPI016
ECTS: 9
Área científica: Práticas Instrumentais

Objetivos de aprendizagem

Controlar a postura.
Dominar a estrutura do gesto mestre (braço direito) bem como a distribuição do seu conjunto (braço, antebraço, pulso, mão, batuta) nos compassos a 2, 3 e 4.
Desenvolver capacidade de coordenação, de independência e de funcionalidade no uso da mão esquerda.
Adquirir habilidade de espacialização na comunicação gestual.
Conseguir comunicar as respirações de forma simples e objetiva.
Adquirir experiência na gestão da resposta da orquestra ao gesto.
Conseguir impor o tempo e garantir o controlo da pulsação.
Promover uma comunicação eficaz das dinâmicas e das articulações.
Desenvolver capacidade de recetividade e de escuta apurada da execução da orquestra.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos consistem no estudo do repertório de orquestra com predominância nos compositores dos séculos XVIII e XIX.

Metodologias de ensino

METODOLOGIA

A metodologia de ensino da unidade curricular é estruturada por ciclos mensais.
As três primeiras semanas são dedicadas a preparação individual do repertório e tem acompanhamento letivo no quadro da unidade curricular de Técnica, Teoria de Direção de Orquestra.
As aulas da unidade curricular de Direção de Orquestra decorrem na terceira e quarta semana de cada ciclo sob forma de estágio de cinco ensaios de orquestra.
A quarta semana conclui com apresentações públicas.
O instrumento de formação da unidade curricular é a Orquestra Académica Metropolitana (OAM).
Os alunos dirigem pontualmente a OAM em concertos de acordo com os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia

Ansermet, Anne (1983) Ernest Ansermet, mon père. Ed. Payot Lausanne/Van de Velde.
Bauer-Lechner, Natalie (1998) Souvenirs de Gustav Mahler. Ed. l’Harmattan.
Colson, John F. (2012) Conducting and rehearsing the instrumental music ensemble. Ed. The Scarecrow Press Inc.
Fischer, Jens Malte (2011) Gustav Mahler (tradução de Stewart Spencer). Ed. Yale University Press.
Furtwangler, Wilhelm (1994) Carnets 1924-1954. Ed. Georg.
Furtwangler, Wilhelm (1979) Musique et verbe. Ed. Pluriel.
Gefen, Gérard (2001) Wilhelm Furtwangler: La puissance et la gloire. Ed. l’Archipel.
Honegger, Geneviève (1992) Charles Munch. Un chef d’orchestre dans le siècle. (correspondance). Ed. La Nuée Bleue.
Klemperer, Otto (1985) Écrits et entretiens. Ed. Pluriel.
Krips, Josef (1999) Pas de musique sans amour. Ed. Saint-Augustin.
Lebrecht, Norman (1996) Maestro. Mythes et réalités des grands chefs d’orchestre. Ed. JC Lattès.
Liebert, Georges (1988) L’Art du chef d’orchestre. Ed. Pluriel.
Liebert, Georges (1990) Ni empereur ni roi, chef d’orchestre. Ed. Découvertes Gallimard.
Sachs, Harvey (1978) Toscanini. Ed. Francis Van de Velde.
Scherchen, Hermann (1986) La direction d’orchestre. Ed. Actes sud.
Tappolet, Claude (1994) Correspondances Ansermet / Stravinsky. Correspondances Ansermet avec des compositeurs Européens. Ed. Georg.
Vaughan, Robert (1986) Karajan. Ed. Belfond.
Vermeil, Jean (1989) Conversations avec Pierre Boulez sur la direction d’orchestre. Ed. Plume.
Walter, Bruno (2014) Mahler (tradução de James Galston). Ed. Dover Publications.
Walter, Bruno (1979) Gustav Mahler. Ed. Pluriel.
Whitwell, David (2011) The Art of musical Conducting. Ed. Craig Dabelstein.
Wigglesworth, Mark (2018) The silent Musician: why conducting matters. Ed. The University of Chicago Press.

Equipa Docente
Jean-Marc Burfin (regente)