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LCM003

Unidade curricular: Introdução às Ciências Musicais
Código: LCM003
ECTS: 2
Área Científica: Ciências Musicais


Objetivos de Aprendizagem / Objetivos Gerais

> Definir as premissas do trabalho científico em Música

> Compreender as condicionantes sociais e culturais que levaram à formalização das Ciências Musicais, no âmbito das Artes e das Ciências Sociais e Humanas

> Conhecer as principais etapas do percurso histórico das Ciências Musicais até à atualidade, abrangendo o contexto português

> Enunciar as disciplinas constituintes das Ciências Musicais e respetivas áreas de estudo/intervenção

> Reconhecer diferentes tipos de trabalho científico sobre Música e distinguir as respetivas metodologias

> Assimilar as principais categorias conceptuais associadas ao estudo da Música

> Conhecer e aplicar as normas básicas de redação de um trabalho científico

> Pesquisar e identificar recursos de informação (bibliográfica, discográfica e outra), nacionais e internacionais

> Enunciar criticamente as possibilidades de cruzamento/interação entre a pesquisa musicológica e a performance musical


Conteúdos Programáticos


A Abordagem Científica da Música

> Definições; implicações interdisciplinares no âmbito das Artes e das Ciências Sociais e Humanas; génese histórica das Ciências Musicais; âmbito e definição das disciplinas constituintes (p. ex. musicologia histórica, crítica textual, organologia, iconografia, teoria e análise musicais, etnomusicologia, estética da música, sociologia da música, psicologia da música, acústica musical, etc.); metodologias e ferramentas de investigação em música.


Taxonomias Musicais

> Categorias de referência (p. ex. música erudita ocidental, música popular, música tradicional, jazz, músicas do mundo, pop/rock, banda sonora cinematográfica, etc.); géneros (p. ex. ópera, Lied, sinfonia, concerto, quarteto para cordas, sonata para piano, etc.); formas (p. ex. formas binárias, formas com refrão, formas de sonata, etc.); modelos de classificação dos instrumentos musicais (p. ex. Hornbostel/Sachs).


Áreas de Pesquisa / Intervenção

> Estudos históricos e de análise musical, edição crítica de repertórios, a pesquisa em performance, processos de composição e criação músico-dramática, tecnologias da música, indústria musical.


Modelos de Escrita sobre Música

> Estratégias de seleção de objetos de estudo; fontes e contextos artísticos de referência; trabalhos científicos e de divulgação musical: aspetos distintivos e etapas para a sua elaboração. A referenciação bibliográfica. Alguns exemplos práticos: ensaios, dissertações, resumos, recensões críticas, notas de programa, apresentações/comunicações.


Metodologias de Ensino

> Exposição contextualizada das matérias teóricas, assente na bibliografia de referência.

> Discussão, em contexto de sala de aula, de tópicos relacionados com os conteúdos programáticos. Audição e visualização de suportes de apoio, tais como CD’s, DVD’s, materiais impressos e projeções.

> Promoção orientada de sugestões para outras leituras e audições através do Moodle.


Bibliografia

CLARKE, ERIC, e COOK, NICHOLAS (Eds.). (2004). Empirical Musicology: Aims, Methods, Prospects. Oxford: Oxford University Press.

CLAYTON, M., HERBERT, T, e MIDDLETON, R.(Eds.). (2011). The Cultural Study of Music: A Critical Introduction (2ª ed.). Nova Iorque: Routledge.

COOK. N. (1998). A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.

COOK. N. (1999). What is Musicology?, BBC Music Magazine, 7/9, pp. 31-33.

DeNORA, T.(2015). Music Asylums: Wellbeing through Music in Everyday Life. Nova Iorque: Routledge.

DOWNES, S. (2016). Aesthetics of Music: Musicological Perspectives. Nova Iorque: Routledge.

HARPER-SCOTT, J.P.E., e SAMSON, J.(Eds.). (2009). An introduction to Music Studies. Cambridge: Cambridge University Press.

HERBERT, T. (2001).Music in Words: A Guide to Researching and Writing about Music. Londres: Associated Board of the Royal School of Music Publishing.

JUSLIN, N. P. e SLOBODA. J. (2011), Handbook of Music and Emotion: Theory, Research and Applications. Oxford: Oxford University Press.

LEHMANN, A. C., SLOBODA, J., e WOODY, R. H. (2007). Psychology for Musicians. Nova Iorque: Oxford University Press.

SHEPHERD, J. e DEVINE, K. (2015). The Routledge Reader on the Sociology of Music. Nova Iorque: Routledge.

WILLIAMS, A. (2001). Constructing Musicology. Nova Iorque: Routledge.

Equipa Docente
Rui Cabral Lopes (regente)