Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

LFM014

Unidade curricular: Leitura à 1ª Vista, Transposição, Redução de Partituras ao Piano IV
Código: LFM014
ECTS: 3
Área Científica: Formação Musical


Objetivos de Aprendizagem

Saber realizar as possíveis resoluções existentes do acorde Maior com sétima menor e acorde Diminuto com sétima menor e sétima diminuta (enarmonicamente), bem como utilização das mesmas nas formas musicais. Saber construir e realizar ao piano as modulações para qualquer tonalidade utilizando as possibilidades estudadas. Fazer opções na leitura a 1ª vista, distinguir o mais importante do secundário, desenvolver a capacidade de redução compactada, reduzir melodia e harmonia numa só mão. Desenvolver a capacidade de respiração contínua, para construir longas frases na leitura a 4 mãos.


Conteúdos Programáticos

Obras para leitura ao longo do semestre:

Suite n. 1 e n. 2 “Peer Gynt” op. 23, “Peças Líricas” op. 3, 7, 46 e 71 E. Grieg, “Canções sem palavras” op. 19b, 30, 38, 53, 62, 67, 85 e 102 F. Mendelssohn; “Sinfonias” de J. Haydn, W.A. Mozart e L. van Beethoven para piano às 4 mãos ou outras de dificuldade equivalente.


Metodologias de Ensino

Metodologias de ensino são baseadas no ensino direto e indireto, bem como na aprendizagem ativa. A informação apresentada nas aulas é consolidada através de trabalho autónomo do aluno. O controlo da aprendizagem é realizado através de apresentação semanal de trabalhos de casa que incluem diversas tarefas: realização de progressões harmónicas, harmonização, apresentação de obras lidas.


Bibliografia

Karacharova, T.I., (2009) Aprendizagem de leitura a primeira vista na base de ativação do processo global de perceção e imaginação sonora do texto musical. Dissertação de Doutoramento em Pedagogia. Eletz: Universidade Estatal I. A. Bunin de Eletz.

Kholopov, Y.N., (2008) Introdução na forma musical. Edição científica de Kyureghyan T.S. e Tsenova V.S., Moscovo: Conservatório de Moscovo de P.I. Tchaikovsky.

Zagidullina, F., (2007) Desenvolvimento de habilidades de leitura e acompanhamento a primeira vista como um fator de crescimento criativo e intelectual do pianista acompanhador e professor de música na escola secundária. Festival “Otkritiy urok”. Moscovo: ID “Pervoe Sentyabrya”.

Kholopov, Y.N., (2005) Harmonia: Curso Prático. 2ª Ed., Moscovo: Kompozitor.

Shenderovich, E.M., (1996) Nas aulas de acompanhamento. Pensamentos dum professor. Moscovo: Muzika.

Neuhaus, H., (1987) A arte de tocar o piano, Moscovo: Muzika.


Equipa Docente
Yan Mikirtumov (regente)