Unidade curricular: Fundamentos de Composição e Produção Orquestral IV
Código: LPI036
ECTS: 4
Área científica: Práticas Instrumentais
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos que os capacitem para a composição, dominando a linguagem tonal mais complexa do final do séc. XIX, assim como orquestrarem estilisticamente de forma eficiente e profissional de acordo com as múltiplas tendências da época em questão. Paralelamente, pretende-se dotar o aluno de competências para a escrita barroca e pré-clássica de invenções a duas e três vozes. Aquando da conclusão desta UC com sucesso, os estudantes deverão ser capazes de:
– Harmonizar e completar um acompanhamento de uma melodia vocal ao estilo do Lied Alemão de R. Strauss, ou compor um lied no mesmo estilo;
– Escrever invenções a duas vozes e/ou três vozes ao estilo do contraponto imitativo do Séc. XVIII (Barroco Tardio e Pré-Classicismo);
– Delinear os fundamentos da escrita de Tema e Variações.
– Orquestrar ao estilo de P. I. Tchaikovsky.
– Conhecer as noções fundamentais da orquestra como acompanhamento de voz solista e coro;
– Identificar os princípios da técnica de orquestração de G. Mahler.
Conteúdos programáticos
– Características do Lied de R. Strauss (modulações por intervalos de terceira, percurso tonal, cromatismo)
– Características da escrita de invenções a duas vozes (células, métrica e equilíbrio, contraponto reversível). Técnicas para variação no contraponto imitativo.
– Princípios de estilo da orquestração em P. I. Tchaikovsky.
– Acompanhamento orquestral em repertório do final do romantismo e pós-romantismo;
– Princípios técnicos da orquestra como acompanhamento de voz solista ou coro.
Metodologias de ensino
O semestre consiste em 15 aulas de duas horas e meia. Em cada aula são lecionados os conteúdos que irão ser praticados pelos estudantes quer em aula quer em trabalho de casa. O trabalho realizado pelos alunos é sujeito a comentários constantes e regulares por parte do professor. As aulas são normalmente divididas em blocos de hora e meia para o trabalho de composição, e uma hora para o trabalho de produção orquestral.
Bibliografia
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Equipa Docente
Nuno Dario (regente)