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LPI036

Unidade curricular: Fundamentos de Composição e Produção Orquestral IV
Código: LPI036
ECTS: 4
Área científica: Práticas Instrumentais

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos que os capacitem para a composição, dominando a linguagem tonal mais complexa do final do séc. XIX, assim como orquestrarem estilisticamente de forma eficiente e profissional de acordo com as múltiplas tendências da época em questão. Paralelamente, pretende-se dotar o aluno de competências para a escrita barroca e pré-clássica de invenções a duas e três vozes. Aquando da conclusão desta UC com sucesso, os estudantes deverão ser capazes de:
– Harmonizar e completar um acompanhamento de uma melodia vocal ao estilo do Lied Alemão de R. Strauss, ou compor um lied no mesmo estilo;
– Escrever invenções a duas vozes e/ou três vozes ao estilo do contraponto imitativo do Séc. XVIII (Barroco Tardio e Pré-Classicismo);
– Delinear os fundamentos da escrita de Tema e Variações.
– Orquestrar ao estilo de P. I. Tchaikovsky.
– Conhecer as noções fundamentais da orquestra como acompanhamento de voz solista e coro;
– Identificar os princípios da técnica de orquestração de G. Mahler.

Conteúdos programáticos

– Características do Lied de R. Strauss (modulações por intervalos de terceira, percurso tonal, cromatismo)
– Características da escrita de invenções a duas vozes (células, métrica e equilíbrio, contraponto reversível). Técnicas para variação no contraponto imitativo.
– Princípios de estilo da orquestração em P. I. Tchaikovsky.
– Acompanhamento orquestral em repertório do final do romantismo e pós-romantismo;
– Princípios técnicos da orquestra como acompanhamento de voz solista ou coro.

Metodologias de ensino

O semestre consiste em 15 aulas de duas horas e meia. Em cada aula são lecionados os conteúdos que irão ser praticados pelos estudantes quer em aula quer em trabalho de casa. O trabalho realizado pelos alunos é sujeito a comentários constantes e regulares por parte do professor. As aulas são normalmente divididas em blocos de hora e meia para o trabalho de composição, e uma hora para o trabalho de produção orquestral.

Bibliografia

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BELKIN, Alan. (2018). Musical Composition, Art and Craft. New Haven & Londres, Yale University Press.
BLACK, Dave, & GEROU, Tom. (2009). Essentials of Orchestration, Alfred Publishing Co., Inc.
BOCHMANN, Christopher. (2006). A Linguagem Harmónica do Tonalismo: Análises e Exercícios. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
BUKOFZER, Manfred. (1947). Music in the Baroque Era. Nova Iorque, W. W. Norton & Company.
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LAMAS, Elisa. (2006). Sebenta de Harmonia com Vista à Realização do Baixo-Cifrado. Lisboa, Juventude Musical Portuguesa.
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READ, Gardner, Style and Orchestration, Nova Iorque, Schirmer Books, 1979
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SOLOMON, Samuel. Z. (2002). How to Write for Percussion. Oxford University Press.
TARUSKIN, Richard. (2010). Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries. The Oxford History of Western Music. OUP.

Equipa Docente
Nuno Dario (regente)