Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
Aaron Copland é o compositor que melhor representa a tradição musical clássica nos E.U.A. A sua obra apropria-se de uma cultura centenária europeia, mas também espelha a identidade inconfundível do povo norte-americano. A Fanfarra para um Homem Comum deverá ser a sua peça mais conhecida. Foi escrita em plena 2.ª Grande Guerra e inspirou-se num discurso em que o então vice presidente Henry Wallace proclamava uma nova era, centrada no «cidadão comum» e assente numa ordem mundial construída sobre um sistema liberal em que a justiça, a liberdade e as oportunidades iguais promoveriam a paz global. Abre assim este programa, com pompa e circunstância. Completa-se com a Primavera dos Apalaches, música que Copland compôs para o bailado onde Martha Graham recriou as aventuras e desventuras de um jovem casal nas montanhas da Pensilvânia em inícios do século XIX, e o Concerto para Clarinete e Orquestra, originalmente escrito para o clarinetista de jazz Benny Goodman.
Para um Homem Comum
Orquestra Académica Metropolitana
A. Copland Fanfarra para um Homem Comum
A. Copland Concerto para Clarinete e Orquestra
A. Copland Primavera dos Apalaches (suíte orquestral)
Nuno Silva clarinete
Jean-Marc Burfin e/ou Alunos do Curso de Direção de Orquestra da ANSO
Faça aqui o download do programa de sala
Sobre a fotografia ©Luís Vieira
Vista geral do centro da cidade de Braga após declaração de estado de emergência em virtude da pandemia causada pela Covid-19. Braga, 20 de março de 2020
Sobre o fotógrafo
Luís Vieira, 47 anos, fotojornalista desde 1997. Entre os seus clientes ao longo destes anos constam diversos jornais e agências (Jornal O Jogo, Jornal Record, Correio da Manhã, Agência Lusa, Associated Press, etc). Para além do desporto e notícias, produz regularmente imagens de eventos, artes de palco, retrato e espetáculos para diversos clientes e participa em alguns projetos de cariz social e solidário. Vive em Braga. Depois da fotografia, a sua outra paixão são os livros.
{{ errors.first('subscribeLink.email') }}