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Preços
15€ plateia
12€ balcão
Pack 3 concertos
31€ - plateia/ 25€ - balcão
FÓRUM LUÍSA TODI
AVENIDA LUÍSA TODI
2900-459 Setúbal
TERÇA A DOMINGO
13H00 ÀS 20H00
Tel: 265 522 127
Bilhetes à vendaUm dos aspetos que distingue a música de Beethoven é a vontade de transcender o entretenimento e o exibicionismo técnico. Assume-se como expressão de ideais, como se mantivesse uma relação privilegiada com o mundo e com a posteridade. Por isso se tornou universal. De tal modo que, ainda hoje, a encaramos com a familiaridade de uma presença, apesar dos dois séculos que nos separam. Esta aura resoluta corresponde, porém, ao período intermédio da sua carreira, anunciado pela estreia da Sinfonia Eroica, em 1805. Os cinco concertos para piano ilustram exemplarmente o trajeto criativo que aí o trouxe. Os três primeiros pertencem a uma fase anterior, quando as referências de Haydn e Mozart o orientaram na busca de uma identidade própria. Os dois últimos espelham de forma mais evidente o ímpeto e a audácia que se tornaram «imagem de marca». Por ocasião do 250.º aniversário do seu nascimento, esta integral lembra-nos, ainda, que o músico de Bona também foi um grande pianista. Já em 2012 António Rosado o havia feito, quando interpretou a integral das (trinta e duas) sonatas para piano. Junta-se desta vez à Orquestra Metropolitana de Lisboa para enfrentar mais este desafio. Os grandes intérpretes preferem obras assinadas por quem conhece os segredos dos instrumentos que tocam. Quando assim acontece, são os ouvintes quem mais sai a ganhar.
Integral dos Concertos para Piano de Beethoven
Orquestra Metropolitana de Lisboa
[Dia Mundial da Música]
L. v. Beethoven
Concerto para Piano e Orquestra N.º 3, Op. 37
L. v. Beethoven
Sinfonia N.º 8, Op. 93
António Rosado (*) piano
Pedro Amaral maestro
(*) Artista Associado da Temporada de Música da Metropolitana 2020/2021
Faça aqui o download do programa de sala
Sobre a fotografia © João Cortesão
Esta foto foi feita a 24 de abril, sexta-feira. O dia estava fantástico e, numa situação normal, teríamos a avenida Ribeira das Naus cheia de pessoas a caminhar. A partir do local em que me encontrava consegui ver a lenta progressão deste homem, sozinho no passeio.
Sobre o fotógrafo © João Cortesão
É fotojornalista há mais de 15 anos, com trabalhos publicados nas áreas mais distintas e em contextos tão diversos como aliciantes. Ao longo do seu percurso profissional fotografou desde acordos políticos a acidentes rodoviários, momentos de grande euforia coletiva e desastres naturais. Em muitos, sentiu o desespero no olhar de retratados, a dor de quem se vê sem escolha. Mas nunca, em todos estes anos, sentiu um vazio como o que se abateu sobre nós durante esta pandemia.
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