Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
A designação música norte-americana aponta muitos sentidos. Vêm logo à ideia géneros tão diversos como o Gospel, o Blues, o Jazz, o Country, a Broadway, o Rock, o Disco, o Hip Hop, o House… E se falarmos de música de tradição clássica com raízes europeias? Neste domínio, a esmagadora maioria do público fica-se pela referência de Leonard Bernstein. Mas há muito para descobrir, claro está. Com o «simples» recurso de um trompete, um corne inglês e um piano, os Solistas da Metropolitana convidam-nos para ouvir de perto. Os nomes de Aaron Copland e Elliott Carter são referências incontornáveis da História da Música do século XX. Em Quiet City, Copland reuniu excertos que compôs originalmente para uma peça de teatro em torno dos dilemas existenciais de um homem de negócios que renegou o idealismo da juventude e a aspiração de ser poeta. Também de 1940, a Pastoral de Carter revela a faceta mais afetuosa deste compositor. De Halsey Stevens e Joseph Turrin, ouvimos ainda duas peças de repertório que desafiam a destreza técnica dos trompetistas.
Um Recital Americano
Solistas da Metropolitana
H. Stevens Sonata para Trompete e Piano
E. Carter Pastoral, para corne inglês e piano
J. Turrin Caprice, para trompete e piano
A. Copland Quiet City (arr. para trompete, corne inglês e piano)
Carla Pereira corne inglês
João Moreira trompete
Dana Radu piano