Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo

MUSICAR: projeto da Metropolitana foi selecionado entre mais de 300 candidaturas

Com a chancela MusicAIRE, ação cofinanciada pela União Europeia para apoio à indústria da Música, o projeto MUSICAR é uma iniciativa da Metropolitana que decorre entre fevereiro e novembro de 2023 e visa contribuir para o pleno acesso às artes a indivíduos cegos e surdos por intermédio da promoção do ensino da teoria musical e da prática musical de conjunto nestas comunidades, tendo o projeto sido selecionado de entre mais de 300 candidaturas provenientes de toda a Europa.

Em parceria com profissionais e entidades com experiência demonstrada em ações vocacionadas para a deficiência visual e auditiva, a proposta assume um caráter exploratório e prospetivo de boas práticas. Entre ações complementares e diversas, compreende primeiro ações de sensibilização e formação especializada para professores de música (março, abril e maio) e, seguidamente, aulas teóricas e práticas dirigidas a alunos cegos e surdos (entre maio e novembro). Tudo culmina num concerto público que reunirá no palco do Teatro São Luiz, no dia 29 de novembro, os participantes, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e músicos convidados.
A designação do projeto, MUSICAR, faz ressonância do conceito desenvolvido pelo músico e pedagogo neozelandês Christopher Small, o qual defendeu que a Música é um fenómeno eminentemente relacional e que a sua essência não reside na obra enquanto objeto, mas sim na ação, naquilo que cada um de nós faz com ela.

1.º Laboratório Informal MUSICAR
(Sexta, 24 de fevereiro, 18h00, Sede da Metropolitana)

[ Neste encontro contamos com a presença de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa. ]

Em virtude do caráter pioneiro da proposta, esta é uma vertente de atuação inteiramente nova também para os profissionais da Metropolitana; incluindo músicos, professores, administrativos e auxiliares de educação.
É, por isso, com o intuito de sensibilizar e desenvolver competências específicas para intervir com critério nesta área que se promove este primeiro momento de partilha, convidando aqueles que já desbravaram caminhos e os potenciais beneficiários, cujas necessidades e expectativas são orientação determinante. Neste mesmo sentido, a Metropolitana conta desde início com a «cumplicidade» de duas entidades que em passados anos iniciaram atividades desta natureza: a Filarmónica Enarmonia da Associação Bengala Mágica e Mãos que Cantam, às quais se junta ainda o Teatro São Luiz.
Pretende-se, todavia, alargar o mais possível o leque de parcerias, não somente para captação de conhecimento avalizado, mas também para que o próprio projeto MUSICAR consiga retribuir amplamente os resultados alcançados, nomeadamente através da descrição crítica das suas atividades, da partilha de testemunhos dos participantes, da compilação de boas práticas e da realização de futuros encontros sob o formato de laboratórios informais.

Mais sobre MusicAIRE
A MusicAIRE visa ajudar na recuperação do sector musical, concebendo e testando um esquema de apoio que possa responder aos desafios colocados pela pandemia, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade do ecossistema. A iniciativa, apoiada pelo Programa Europa Criativa, pretende desenvolver ainda mais a ação “Music Moves Europe” e contribuir para uma recuperação verde, digital, justa e resistente.

MUSICAR – Prática Musical para Pessoas com Cegueira ou Baixa Visão e Pessoas Surdas

Coordenação do Projeto:
Rui Campos Leitão | Rui Magno Pinto | Sérgio Peixoto
Site: www.metropolitana.pt/musicar/
Contacto: musicar@metropolitana.pt