Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
Na primeira metade do século XVIII, os pequenos agrupamentos instrumentais eram frequentes em muitos salões da aristocracia europeia e da classe média mais abastada. Ainda assim, fazer música sem a participação da voz cantada era na época um fenómeno recente, pelo que ainda prevalecia a ideia de que as melodias entoadas pelos instrumentos se dispunham como discursos sem palavras. Para o efeito, e à semelhança do que acontecia na ópera, nunca faltava uma sustentação rítmica e harmónica que garantisse a necessária liberdade para uma expressão eloquente. Tal apoio era garantido pelo «baixo contínuo», o qual se ouve neste programa confiado à dupla formada pelo violoncelo e pelo cravo. O fagote, que também cumpria frequentemente essa função, junta-se desta vez ao mais habitual protagonismo do violino. Reúnem-se assim as condições necessárias para partilharmos sonatas com uma e duas partes solistas – nestes últimos casos, são denominadas sonatas em trio. Em particular, os Solistas da Metropolitana trazem consigo partituras de três compositores, de entre os quais se destaca Telemann, com peças provavelmente compostas em Hamburgo e que demonstram bem a confluência do concerto italiano com o estilo galante. Distinguem-se uma Fantasia para violino solo e a Sonata para Violoncelo que publicou no periódico «O fiel mestre de música». Já a Sonata para Fagote de Galliard leva-nos a Londres, ao passo que o trio de Schaffrath terá tido origem em Berlim, três décadas mais tarde.
Trios e Sonatas
Solistas da Metropolitana
[Música na Freguesia]
G. P. Telemann Sonata para Violino e Fagote, TWV 42:B5
G. P. Telemann Fantasia N.º 3 para Violino Solo em Fá Menor, TWV 40:16
J. E. Galliard Sonata N.º 3 para Fagote e Baixo Contínuo
G. P. Telemann Fantasia para Cravo em Mi Menor, TWV 33:21
C. Schaffrath Trio Sonata para Violino, Fagote e Baixo Contínuo, CSWV E:20
G. P. Telemann Sonata para Violoncelo e Baixo Contínuo em Ré Maior, TWV 41:D6
G. P. Telemann Trio para Violino, Fagote e Baixo Contínuo em Fá Maior, TWV 42:F1
Lurdes Carneiro fagote barroco
Ágnes Sárosi violino barroco
Diana Vinagre violoncelo barroco
Fernando Miguel Jalôto cravo
{{ errors.first('subscribeLink.email') }}