Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
Lamentamos informar que, por motivo de doença de um dos músicos, o concerto Vivaldi & Piazzolla – Oito Estações será adiado para março de 2026. Agradecemos a sua compreensão e esperamos contar consigo na nova data.
O trio de cordas é uma formação que dificulta a vida aos compositores e aos intérpretes. Não permite grandes variações dinâmicas nem contrastes expressivos muito acentuados, também em virtude da semelhança tímbrica dos instrumentos que o compõem: o violino, a viola e o violoncelo. Requer, por isso, uma concisão de escrita meticulosamente calculada, capaz de desenhar na partitura os gestos necessários para despertar a imaginação do ouvinte, o que só está ao alcance dos grandes mestres desta arte. Os Solistas da Metropolitana propõe-se neste concerto abraçar o desafio interpretando obras de juventude de dois músicos que vieram a tornar-se referências da História da Música. Começam pelas páginas de um trio inacabado de Franz Schubert, datado de 1816, quando tinha 19 anos de idade. São páginas pensadas para um ambiente familiar e descontraído, muito embora com requintes de ousadia harmónica e, sobretudo, o exímio equilíbrio entre as três vozes, o que era pouco expectável à época. Recuam depois duas décadas, para dar vida a um verdadeiro monumento do repertório para esta combinação instrumental. Altamente sofisticado, apesar da aparência trivial de uma serenata, o Trio de Cordas Op. 3 é um ensaio do jovem Beethoven de 24 anos para encontrar voz própria e distinguir-se das tendências mais clássicas que ainda dominavam os gostos vienenses na década de 1790. No conjunto dos seis andamentos, a palavra de ordem é variedade.
Trio de Cordas de Beethoven
F. Schubert Trio de Cordas, D. 471
L. v. Beethoven Trio de Cordas, Op. 3
Tolga Kulak violino
Andrei Ratnikov viola
Jian Hong violoncelo
Entrada gratuita sujeita à lotação dos espaços | M/6
Todos os espetáculos são acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada
Mais informações em: dmc.dac@cm-lisboa.pt / 218 170 900
{{ errors.first('subscribeLink.email') }}