Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.

concordo
Música de Câmara

Rossini & Bottesini

Quinta Alegre
Sáb 28 Mai 17:00
Entrada Livre

Gioacchino Rossini (1792-1868) foi a primeira grande figura da ópera romântica italiana; o músico mais famoso a nível internacional nas primeiras décadas do século XIX. Menos conhecidas, são as obras instrumentais, tais como este dueto originalmente composto para violoncelo e contrabaixo e que em tudo se parece com uma Sonata. No segundo dos três andamentos percebe-se bem as influências da ópera, como uma ária acompanhada pelos pizzicatos do contrabaixo.

Menos conhecido nos nossos dias, Giovanni Bottesini (1821-1889) também gozou de grande prestígio na sua época, igualmente no domínio da ópera, mas sobretudo naquele do virtuosismo instrumental. Construiu uma insólita carreira como contrabaixista, ao ponto de se tornar conhecido como o «Paganini do Contrabaixo». O Gran duo concertante e o Gran duetto N.º 2 datam de quando tinha cerca de vinte anos de idade. O primeiro tornou-se numa das suas peças mais tocadas. A exigência técnica é equivalente nas partes de violino e contrabaixo, pelo que se tornou numa partitura emblemática da História da Música. Junta-se-lhe aqui o segundo dos três duetos que dedicou ao seu professor Luigi Rossi, com quem estudou nessa época em Milão.

 

Rossini & Bottesini
Solistas da Metropolitana

G. Rossini Dueto para Violino e Contrabaixo (original para violoncelo e contrabaixo)
G. Bottesini Gran duetto N.º 2 (transc. para violino e contrabaixo)
G. Bottesini Gran duo concertante (transc. para violino e contrabaixo)

Diana Tzonkova violino, Ercole de Conca contrabaixo

Em Destaque