Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de cookies.
Primeiro Laboratório Informal – Projeto MUSICAR
O primeiro encontro com todos os que estejam interessados em acompanhar de perto o desenvolvimento desta experiência de natureza didática, artística e inclusiva acontece já no próximo dia 24 de fevereiro, entre as 18h00 e as 20h00, na Sede da Metropolitana. Nesta ocasião, pretende-se apresentar brevemente o projeto, angariar contributos para a sua implementação, reunir testemunhos que permitam retratar sumariamente a atual oferta formativa no domínio da música para estas comunidades, identificar metodologias e experiências já anteriormente ensaiadas por diferentes agentes nesta área e, sobretudo, assinalar boas práticas para serem implementadas ao longo do processo.
Em virtude do caráter pioneiro da proposta, esta é uma vertente de atuação inteiramente nova também para os profissionais da Metropolitana; incluindo músicos, professores, administrativos e auxiliares de educação. É, por isso, com o intuito de sensibilizar e desenvolver competências específicas para intervir com critério e oportunidade nesta área que se promove este momento de partilha, convidando aqueles que já desbravaram caminhos e os potenciais beneficiários cujas necessidades e expectativas são orientação determinante. Neste mesmo sentido, a Metropolitana conta desde início com a «cumplicidade» de duas entidades que em passados anos iniciaram atividades desta natureza: a Filarmónica Enarmonia da Associação Bengala Mágica e; Mãos que Cantam, às quais se junta ainda o Teatro São Luiz. Pretende-se, todavia, alargar o mais possível o leque de parcerias, não somente para captação de conhecimento avalizado, mas também para que o próprio projeto Musicar consiga retribuir amplamente os resultados alcançados, nomeadamente através da descrição crítica das suas atividades, da partilha de testemunhos dos participantes, da compilação de boas práticas, de um vídeo documentário e de futuros encontros a organizar do formato de laboratórios informais.
Coordenação do Projeto MUSICAR (saiba +): Rui Campos Leitão, Rui Magno Pinto e Sérgio Peixoto