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Música de Câmara

O Violino Barroco

El Corte Inglés
Sex 21 Abr 19:00

Entrada livre sujeita a reserva

Bilhetes à venda

Este programa viaja no tempo à boleia de dois dos músicos mais importantes do barroco tardio, J. S. Bach e G. F. Händel. Nesse período, há já três séculos, o violino e o cravo destacavam-se em praticamente todo o repertório instrumental. São dois timbres inconfundíveis, mas que os Solistas da Metropolitana agora recuperam com a preocupação de recriar o que realmente soava na época. A solo, o cravo apresenta-se com prelúdios e fugas do 1.º volume do Cravo Bem Temperado, peças escritas em 1722, quando J. S. Bach ainda se encontrava ao serviço do príncipe de Cöthen e se propôs explorar metodicamente as vinte e quatro tonalidades inscritas na harmonia musical do Ocidente. Por sua vez, o violino em que serão tocadas as Sonatas de ambos os compositores respeita as características de construção anteriores às do violino moderno, com arco mais curto e mais leve e, sobretudo, com cordas de tripa na vez de metálicas. O som produzido é menos potente, mais doce e intimista. É o violino barroco.

 

 

O Violino Barroco
Solistas da Metropolitana

J. S. Bach Prelúdio e Fuga em Ré Maior, BWV 850, do 1.º vol. do Cravo Bem Temperado
G. F. Händel
Sonata para Violino em Ré Maior
J. S. Bach Prelúdio e Fuga em Lá Maior, BWV 864, do 1.º vol. do Cravo Bem Temperado

G. F. Händel Sonata para Violino em Lá Maior
J. S. Bach Sonata para Violino em Dó Menor

Ágnes Sárosi violino barroco
Fernando Miguel Jalôto cravo

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