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No início da década de 1830, um crítico musical descreveu Robert Schumann como um «fenómeno raro». Referia-se à circunstância de o jovem músico não estar vinculado a nenhuma escola de composição, em particular. Faria música a partir de um universo artístico ao qual só ele tinha acesso, um «mundo ideal» por si mesmo criado. Bem podia ser esta uma definição do ideal romântico que tantos músicos perseguem desde há mais de dois séculos, entre os quais se acha Gustav Mahler. Este programa é composto por «música romântica», portanto.
De Schumann, temos a oportunidade de ouvir as três «Peças de Fantasia» para clarinete e piano compostas em 1849, as mesmas que inicialmente se chamaram «Peças noturnas». Juntam-se aqui a um «monumento» do repertório de tradição clássica, o Quinteto com Piano do mesmo autor.
Pelo meio, revisitamos uma partitura de Mahler que foi recuperada nos anos 1960 com o nome Quarteto em Lá Menor. Na verdade, trata-se do andamento lento de um quarteto, um sofisticado exercício de juventude que permaneceu inacabado.
O Mundo Ideal
Solistas da Metropolitana
R. Schumann Fantasiestücke, Op.73, para violoncelo e piano
G. Mahler Quarteto com Piano
R. Schumann Quinteto com Piano, Op. 44
Carlos Damas, Nonna Manicheva violinos
Sérgio Sousa viola
Jian Hong violoncelo
Anna Tomasik piano
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